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BMW H2R, o carro de corrida movido a hidrogênio

A preocupação com meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias de combustível alternativo já vem de longe. A BMW, famosíssima fabricante alemã de automóveis e motocicletas, presente em vários países do mundo, já investe pesado em tecnologia na busca de carro a hidrogênio desde o século passado.

Nesse contexto, destaca-se o carro de corrida da marca chamado BMW H2R, de 2004, que faz uso de hidrogênio como combustível, um combustível que não joga partículas pesadas no ar. Ainda cabe destacar que ao contrário de outras propostas do ramo automobilístico, nesse projeto a BMW optou pelo uso de um motor com funcionalidade parecida com a combustão interna, no entanto faz uso do hidrogênio líquido como forma de combustível. Ou seja, não se trata de célula de combustível.

O modelo H2R parece um carro saído dos filmes de ficção cientifica, uma espécie de design esportivo futurista. O carro tem um chassi de alumínio com avigoro de fibra de carbono, 232 cavalos de força (não muito potente) e  velocidade máxima de mais de 300 km/h, devido a seu baixo peso.

E o incrível é que foi projetado e colocado para rodar em apenas 10 meses. Em 2004, O H2R, durante testes na França, bateu 9 recordes de velocidade para carros movidos a hidrogênio, com bons resultados nos 500 metros, com 14,93s, por exemplo (para comparar, no Arrancadão de Curitiba, na pista de 402 metros, os recordistas costumam ficar na casa de 11s a 12s).

Entretanto, não basta apenas pensar em velocidade e combustível e esquecer-se da dirigibilidade do carro, de sua estabilidade, afinal esses são fatores primordiais para uma boa utilização dos recursos disponibilizados pelo avanço da tecnologia no setor automobilístico.

Assim, nesse quesito, o carro vem equipado com um sistema de suspensão que resulta, na prática, numa carcaça estável proporcionando ao motorista uma direção segura, contínua e sem tanta vibrações como acontecem em alguns modelos. Para esse efeito, o sistema do H2R usa braços forjados de alumínio de controle de rasto, anti-roll bar entre outros componentes. Não fosse movido a hidrogênio, até que poderia ter sido posto à venda…

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