Skip to main content
Home » Automobilismo » Bugatti Veyron CR: o Veyron tunado de 1500HP

Bugatti Veyron CR: o Veyron tunado de 1500HP

O Bugatti Veyron é forte. São 1.200cv (1.001cv nos mais antigos) de potência para empurrar um carro que pesa 1.950kg. Está certo, ele não é leve, mas para um motor desses, isso não é nada. Mas tem gente que não acha isso suficiente e resolve, por conta própria, tunar o bichão. Mexe na carroceria para ficar mais leve e no motor para ficar mais potente.

O Bugatti Veyron CR é um Veyron tunado foi um modelo 16.4 produzido em 2008 (este, originalmente, tinha 1.001cv). O primeiro proprietário desde carro, cujo chassis leva o número 175, era americano. Depois foi adquirido por um jovem emprésário de Quebec, que não gostava da cor do carro, azul burgundy e preto, característicos do Bugatti clássico.

Ele então contratou Laurent Nathan, um tunador de grande renome, com experiência de 20 anos em modificação e reparo de carros europeus em Laval. Eles resolveram mudar a cor do carro para um preto cromado. Nathan substituiu o corpo de fibra de carbono do carro e levou seis meses para aperfeiçoar a técnica que iria empregar para cromar cada painel de alumínio do corpo do carro, segundo a Guide Auto Web.

Então ele adicionou camadas finas de um preto translúcido e muitas camadas de verniz e laca. Não é reportado o peso, mas o carro certamente ficou mais leve com isso. O Veyron ficou bem diferente, a grade tradicional e as tomadas de ar foram modificadas e os doze raios de liga preta também foram trocados. E ainda mudaram a instração nas laterais: 1500cv, no lugar dos 1001 cv nominais. É isso mesmo, 1500cv.

É que Nathan não mexeu só no visual do carro, ele também modificou os quatro turbo-compressores do Bugatti, fabricando novas turbinas com a ajuda de especialistas americanos e alemães, que auxiliaram a alargar a tomada de ar e descarga. Com mais ar o carro ganha mais potência e mais torque, embora aumente a taxa de compressão e diminua a durabilidade.

Mas quem se importa com uma durabilidade menor? Esta já não era, certamente, grande coisa no Veyron original. Agora fica a pergunta: o Veyron original, de 1.001cv alcançava 407km/h; o de 1.200cv alcança 437km/h; e o de 1.500cv, quanto alcançaria?

Fonte e foto: Guide Auto Web

Compartilhar