Skip to main content
Home » Automobilismo » Confira tudo que rolou no Força Livre Motor Sport

Confira tudo que rolou no Força Livre Motor Sport

Força Livre Motorsport Show reuniu 42 mil pessoas, 500 carros, 60 expositores e contou com atrações para todos os gostos.

Se alguém tinha alguma dúvida que Curitiba é “a capital motorsport do Brasil”, essa dúvida terminou neste final de semana durante o Força Livre Motorsport Show, no Expo Trade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Como o próprio nome já diz, o evento patrocinado pela Goodyear, e com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, realmente foi um show.

Um show no número de visitantes: foram 42 mil pessoas, um show dos 500 carros hot rods, tunados, preparados e de clubes que estavam espalhados pelos 23 mil metros do pavilhão, um show de atrações como a promoção Loucuras por um Hotswagen, as competições de som Best Installer Constest e da MTM Brasil, os BigFoots destruindo carcaças de carros, as manobras radicais dos opalas e chevettes, o Arena Cross e o Trial Indoor, um show nos stands dos mais de 60 expositores, e um show de solidariedade no Leilão Beneficente para a APACN.

“O evento superou nossa expectativa. Foi um sucesso de público devido à confiança dos patrocinadores e empresas que acreditaram no nosso evento, devido às atrações que garantiram emoção ao público e toda mídia que colaborou na divulgação”, disse o diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro.

Único opala blindado do mundo é escolhido o melhor carro do evento

Cerca de 500 carros hot rods, tunados, preparados e de clubes estiveram presentes no Força Livre Motorsport Show. De todos os carros, 70 fizeram à inscrição, e foram avaliados por dois juízes americanos da National Custom Car Association (NCCA), empresa responsável pelas principais competições dos melhores eventos nos Estados Unidos.

O carro Best of Show foi o Opala 4.1, ano 1974, do paulista Luiz Antônio Pirolla. O carro, único Opala blindado no mundo, chamou a atenção do público e dos jurados e venceu em outras duas categorias: melhor motor (apresentação) e na trailer wild. “Estou muito contente com esta vitória. Minha vida é esse carro, meu trabalho é expor o Opala em eventos como este. Os juízes americanos me deram algumas dicas e pretendo melhorar ainda mais meu Opala”, disse Pirolla que levou para casa um troféu e uma turbina Master Power como prêmio.

Os outros vencedores foram o Ford Tudor 1932, de Ariel Valaski, na categoria Old School; o Ford Maverick, de Paulo Costa, na M4 Capas Muscle; o Mazda MX3, de Airton Batista, na Shutt Tuner Street; o Peugeot 306, de Fernando Puppi, na Tuner Mild; e a Saveiro de Sérgio Zimmer, na Truck. Os americanos ainda premiaram as categorias Koyama Melhor Parte Interior, onde o vencedor foi a Saveiro, de Maurício Taborda; a categoria Meguiar´s Melhor Pintura, com a vitória do Dodge Dakota, de Jorge Dictzel; o de melhor estrutura, a Ford Lakester 1929, de Rogério Soares de Araújo e o melhor carro feminino, o Peugeot 307 de Vanessa Carpinelli. A NCCA ainda premiou o Espaço Goodyear com o título de “Melhor Exposição”.

“Fizemos um stand para receber bem o público e ficamos muito contentes com a premiação. O evento foi espetacular para a Goodyear e acredito que para todas as empresas que participaram”, disse o Assessor de Vendas e Serviços da Goodyear do Brasil, Marcelo Wisniewski.

Scort apresenta novo motor de Top Fuel Nitrometano e lança novo website

O piloto de arrancada Scort, que estava instalado no Espaço Goodyear, apresentou para o público, o novo motor do seu Opala V8, o carro mais rápido do País. O motor Top Fuel Nitrometano, com uma potência de 3.500 hp, chamou a atenção de quem passava pelo local e será utilizado pelo piloto em 2008. “Com esse motor quero percorrer os 402 metros de reta em menos de sete segundos” , disse Scort.

O recorde atual do piloto é de 7s370. O piloto aproveitou a feira também para lançar seu novo website. Acessando o www.scortdragracing.com, o internauta encontra um site totalmente reformulado, com novo layout e com fotos e vídeos inéditos, inclusive com imagens de uma câmera on-board. Quem acessar vai poder ainda baixar um Ring Tone em seu celular com o burnout do Yellow Black Lethal. Outra parte do site mostra o carro em 3D.

Carros famosos na televisão também se destacaram no evento

Outros carros que chamaram atenção do público que visitou o Força Livre Motorsport Show foram o Astra Effect, da Batistinha Garage, que participou da série “Rides” do Discovery Channel – o episódio da participação brasileira vai ao ar em novembro – e a Kombi do Seu Oswaldo, do quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck.

Oswaldo José da Silva teve sua kombi transformada no programa e ainda ganhou todos os equipamentos necessários para vender espetinhos. “Antes da participação no Caldeirão do Huck, eu trabalhava em um restaurante que vendia espetinhos. Nas horas vagas recolhia sucata e usava o veículo para o transporte do material”, conta Oswaldo. Hoje o casal trabalha com a Kombi e vende espetinhos em eventos.

Melhores hot rods do país estiveram no evento

Os melhores carros hot rods do país também puderam ser admirados durante o Força Livre Motorsport Show. “Conseguimos reunir os hot rods mais bonitos do país durante o 1º Encontro Brasil do Curitiba Roadsters de Hot Rods”, afirmou o presidente do Curitiba Roadsters, Marco Aurélio Cachel.

Taxista vence a promoção “Loucuras por um Hotswagen” da Força Livre Motorsport

No sábado (18/08), às 19h, foi conhecido no Força Livre Motorsport Show, o grande vencedor da promoção “Loucuras por um Hotswagen”. O taxista Éderson Adriano de Oliveira, 31, ganhou o fusca 1964 customizado pela empresa curitibana RC3 por ter realizado a melhor loucura entre os cinco finalistas.

Ele depilou seu corpo inteiro no dia 08 de agosto e, no dia 09, fez uma tatuagem com a logomarca e nome da Força Livre Motorsport. Durante a ação até a filha do taxista chegou a pedir para ele parar de fazer a depilação mas ele não desistiu. “Fiz o máximo que eu podia para ganhar o Hotswagen, foi muito doloroso. Um sonho meu foi realizado, uma coisa divina. Vou cuidar muito bem do fusca e faço questão de passear com o carro com todos os finalistas. Todos eles mereciam vencer”, disse emocionado o taxista.

“A escolha foi muito difícil. Foram mais de duas mil cartas, selecionamos dez finalistas, nove executaram as loucuras e os cinco que melhor realizaram a ação foram para a grande final. Na sexta-feira, fizemos uma entrevista com cada finalista para decidir o grande campeão”, afirma um dois juízes da promoção e diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro. O júri contou ainda com uma psicóloga, uma jornalista, um empresário do ramo automotivo e uma escritora.

Highway vence o Best Installer Contest

O pouco tempo para projetar e instalar os equipamentos de som automotivo não foi páreo para a loja Highway, que foi a vencedora do Best Installer Contest, uma das atrações deste final de semana do Força Livre Motorsport Show, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Cinco equipes participaram da competição que tinha como objetivo principal instalar kits de som em automóveis Gol no menor tempo possível. “O importante é avaliar o acabamento final e a qualidade do som apresentado para o público, que pôde acompanhar a competição”, diz Eduardo Pereira, diretor da Força Livre Motorsport. As lojas tiveram cerca de 24 horas para apresentar aos jurados o trabalho finalizado.

Fernando Schiel foi um dos jurados que avaliou os automóveis. Qualidade de áudio, a questão da instalação, acabamento, segurança e organização foram os itens analisados. Para ele o que definiu o ganhador foi a soma de vários de vários itens. “É o conjunto de ações que leva a equipe a ser vencedora. Quem tem mais experiência acaba se saindo melhor”, comenta.

Fernando só viu pontos positivos na competição e incentiva todas as lojas do ramo a participarem de eventos como este. “Quem acaba ganhando com a experiência e a bagagem adquirida durante os anos é o consumidor final”, salientou.

Já para Marcos Goto, um dos integrantes da loja vencedora, o mais difícil foi a questão do tempo. “Em outras competições, tínhamos mais tempo para fazer um trabalho como o que apresentamos hoje. Mas para nós, participar do Força Livre Motorsport Show foi muito importante como experiência”, afirma. Durante a premiação, que aconteceu no domingo (19/08), o clima era de satisfação pelo bom trabalho desempenhado. “Conseguimos realizar um bom trabalho já que no ano passado ficamos em segundo lugar”, finaliza. Como premiação, a Highway ganhou todos os itens do kit de instalação. O segundo colocado neste ano foi a Flash, em terceiro a equipe JJB, em quarto a Furuta e a quinta colocada foi a MTR.

Equipe Vencedora:  HighwayMarcos Goto, Luis Cláudio Morichita e Egas Alan Habeck.

Confira os itens do kit: Aparelho CD Alpine, Kit 02 Vias Quantum, amplificador 04 Canais Hex, subwoofer 10 polegadas e bobina Dupla Buster.

Competição da MTM Brasil agitou entrada do Expo Trade

O Força Livre Motorsport Show contou também com a competição de som organizada pela MTM Brasil. O evento, na estacionamento do Expo Trade, foi aberto ao público e foi dividido em 10 categorias.

Público foi ao delírio na área externa do Pavilhão

Outras atrações que fizeram o público delirar durante o Força Livre Motorsport Show aconteceram na parte externa do Expo Trade – nos fundos do Pavilhão. De um lado aconteceu a competição de jipes e gaiolas cross que andaram rápido na pista de terra, do outro, uma arena foi montada para receber os bigfoots que destruíram carcaças de carros e ainda o show de manobras radicais dos opaleiros e chevetteiros. Próximo ao local aconteceu também a abertura do Campeonato Brasileiro de Trial Indoor.

Expositores tiveram ótimos resultados durante o evento

Os 60 expositores que participaram do Força Livre Motorsport Show tiveram a oportunidade de expor suas marcas e produtos durante o evento para mais de 40 mil pessoas. Além disso, a Força Livre Motorsport disponibilizou salas para a realização de palestras, workshops e reuniões. “Foi uma ótima oportunidade para o reforço da Shutt Acessórios. No evento ainda lançamos a Shutt Fashion, uma coleção de roupas de moda jovem e conseguimos realizar vendas diretas”, disse o marketing da empresa, Fábio Kazuo Ohashi.
“O evento aconteceu em um momento importante para a nossa empresa, pois conseguimos nos aproximar de um público que, além de ser apaixonado por carros, busca produtos de alta qualidade”, disse o gerente de marketing da Hankook, Eduardo Oliveira.
Andressa Lopes, gerente de marketing da Meguiar´s, linha de produtos automotivos, também garantiu que o evento foi importante para a empresa. “Foi uma oportunidade perfeita para mostrarmos o diferencial de nossos produtos e fecharmos novos negócios”, disse a gerente.

Feira de Negócios em 2009

O coordenador de marketing da Força Livre Motorsport, Rafael Casagrande disse que a partir de agora o evento será bienal, vai acontecer em anos ímpares e será cada vez mais focado para uma feira de negócios. “Temos que melhorar a cada edição. Nossa principal meta é concretizar o evento com uma das principais feiras de negócios do Brasil, sempre trazendo atrações inéditas e novidades para o público que nos prestigia”, finaliza Casagrande.

Show de solidariedade
Força Livre arrecada quase R$ 4 mil em Leilão Beneficente para APACN

Um dos diferenciais desta edição do Força Livre Motorsport Show foi o leilão beneficente em prol da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN). O leilão foi aberto na quinta-feira (16/08), no Expo Trade, Região Metropolitana de Curitiba, e reuniu dezenas de produtos que puderam receber o lance inicial de R$1,00.

A Força Livre Motorsport arrecadou R$ 3.975,00 e vai repassar todo o dinheiro para a APACN. Dentre os vários itens que receberam lances, a Caravan 1983, recordista em diversos campeonatos de som ao redor do Brasil, foi leiloada por R$ 850,00, melhor lance oferecido pelos participantes. O segundo maior lance foi o cabelo de Lizziane Kupicki arrematado por R$ 400,00. Os dois fizeram parte da promoção “Loucuras por um Hotswagen”, idealizada pelo coordenador de marketing da Força Livre Motorsport, Rafael Casagrande.

O estudante Rodrigo Galarce, 16 anos, comprou a sapatilha do piloto de arrancada Scort por R$110,00. “Sou fã do Scort. Meu sonho é ser piloto, pelo menos a sapatilha eu já tenho”, disse o jovem.

Já o publicitário Guilherme Artigas, 26 anos, levou para casa o capacete personalizado da Força Livre e não se arrepende de ter desembolsado R$210,00. “Dei quatro lances para ficar com o capacete. Queria muito levar o capacete e, além disso, ajudei uma entidade séria como a APACN”, diz.

Fonte: Força Livre

Compartilhar