Shockwave, os caminhões mais rápidos do mundo

Um tema bastante interessante no universo dos veículos, sem dúvida, é o que remete aos incríveis caminhões mais rápidos do planeta. São caminhões a jato, como o Shockwave(motor triplo) e o Super Shockwave (bimotor), ambos avaliados em US $ 500.000, sendo o Shockwave o mais rápido dos dois.

O Jet truck Shockwave (onda de choque) é, originalmente, um caminhão Chevy de 1950, que foi modificado e rebatizado pelo piloto de drag race, Led Shockley, em 1984. Ele adicionou três turbinas Pratt & Whit J34-48, usadas em aviões T2A Buckeye.O Shockwave pesa 4 toneladas, possui três motores de jato que geram 36 mil cavalos de potência, e é considerado o caminhão mais rápido do mundo, de acordo com uma publicação do site do jornal Daily Mail.

A máquina alcançou recorde de velocidade, com 605 km/h, e também o recorde mundial de caminhões em um quarto de milha (402 metros), a 256 mph (410km/h) ,em apenas 6,5 segundos, atingindo a velocidade mencionada anteriormente. O recorde mundial, registrado no Guinness Book of World Records, para caminhões em tamanho real em 376 mph (602km/h), também é do Shockwave.

O incrível caminhão mais rápido de todos é mais veloz que boa parte dos aviões de corrida, o que pode ser observado nos shows aéreos. O veículo, que carrega 3 turbinas de avião, só entra em ação nessas apresentações de velocidade, não podendo circular em vias normais de trânsito.

O caminhão mais rápido do mundo é considerado mais veloz que o trem-bala japonês; por corrida, consome cerca de 400 litros de diesel por quilômetro; possui um tanque, com capacidade para 190 litros de combustível e queima 180 litros por apresentação.

Seus canos de escapamento verticais cromados foram modificados com ignição piezelétricos, a fim de acender o combustível não queimado, para produzir as chamas. O Shockwave foi produzido em 1984, e, em 2014, devido ao seu aniversário de 30 anos, foram realizadas diversas apresentações no Canadá e EUA.

O Shockwave original:

Com uma pintura diferente:

O Super Shockwave foi construído a partir de um Chevy 57:

Corrida contra o avião a partir de 4:15 no vídeo abaixo:

O Super Shockwave Jet Truck acelerando (a partir de 2:00 no vídeo abaixo):

Deixe uma resposta