Rolamento roncando é Perigoso?

Você suspeita que o rolamento do seu veículo está roncando? Quer saber se isso é perigoso? A resposta é sim! Um rolamento danificado pode travar a roda ou algo pior, fazendo com que o motorista perca o controle da situação e sofra um acidente grave. Saiba mais sobre o assunto aqui na SóCarrão!

O que é um rolamento e qual sua função?

Seja um skate, patinete, carrinho de supermercado, carro, moto, trator, ônibus, caminhão, avião, todos esses itens precisam de rodas para funcionar, logo, as rodas precisam de rolamentos para girar sem atritos.

O rolamento serve para ajudar a roda operar com mais facilidade, sendo composto por esferas metálicas, vedadas entre anéis, que giram em alta velocidade, fazendo com seu veículo trafegue sem muitas dificuldades.

A média de duração do rolamento é de 70 mil quilômetros rodados, sendo que a cada 20 mil quilômetros rodados o ideal é verificar o estado deles com ajuda do seu mecânico de confiança. Com ou sem nenhum ruído, não vale a pena arriscar, não é?

O que é um rolamento roncando?

Quando o rolamento apresenta algum dano ele começa a “roncar”, ou seja, ele começa a fazer barulhos desagradáveis, pois as peças não estão operando corretamente e está havendo atritos metálicos.

Os rolamentos ficam próximos às rodas, por isso, no início, o barulho pode ser imperceptível. Porém, com o tempo, o ruído de aço rangendo com aço fica alto e ensurdecedor, e caso o dono do veículo seja negligente podem existir sérios danos ao seu patrimônio, ao patrimônio de terceiros e à vida.

Uma roda com rolamento danificado pode travar e, caso isso aconteça, o carro pode girar, capotar, perder poder de direção e frenagem, e aí os riscos são imensos. Por isso, com rolamento não se brinca. Caso escute um ruído próximo às rodas procure um especialista e veja qual é o problema.

Como cuidar do rolamento roncando?

Apesar de serem vedados, algumas coisas que podem danificar seu rolamento, como água, calor em excesso e falta de lubrificação. Outro fator que pode comprometer a duração dele é a falha do mecânico ao realizar alguma manutenção em suas rodas.

Veículos que rodam com muito peso também podem apresentar problemas mais rapidamente do que os que trafegam com menos peso. A dica é consultar regularmente o mecânico de acordo com as revisões obrigatórias e ficar atento aos barulhos dos veículos.

Gostou do artigo? Descobriu o que é um rolamento roncando? Para descobrir mais dicas como essa acompanhe nosso blog, e caso queira pesquisar ou anunciar seu veículo conte com a SóCarrão!

Deixe uma resposta