Skip to main content
Home » Comparativo » Gol versus Uno: Quem leva a melhor?

Gol versus Uno: Quem leva a melhor?

Confira a comparação entre dois dos populares mais buscados pelos consumidores.

 

“No ringue” dois concorrentes fortes e já com certa idade de estrada. Um já foi um dos carros mais vendidos no mundo e é um dos mais lembrados no segmento dos populares, o Gol da Volkswagen. O outro é compacto, econômico, mas também não é mais o carro mais barato do mercado automotivo brasileiro. Estamos falando do Uno, da Fiat.

Lançado em 1980 no Brasil, o Gol bateu a marca dos cinco milhões de vendidos em 2009. Já o Uno nasceu na Europa em 1983 e chegou aqui em 84, conquistando o gosto dos brasileiros por ter sido um dos carros mais baratos que já chegaram por aqui. Se você está à procura de um hatch, o SóCarrão vai compará-los para você. Apesar de ambos terem mais versões, vamos falar sobre as de entrada, com gasolina.

Motor

“Quem vê cara não vê coração”, já diziam nossas avós. Pelo menos nesta comparação essa é uma verdade. Olhando para o Uno a maioria das pessoas falam que é um carro fraco. Mal sabem que na questão de motor o carro tem configuração bem parecida com o Gol.

No Uno são quatro cilindros em linha com duas válvulas em cada um, possibilitando torque de 9,5 e potência máxima de 73 cv. Já no Gol o torque é de 9,7 com potência máxima de 72cv. Com relação à velocidade máxima, quem chega à frente é o Gol com 161km/h, deixando o Uno pouco atrás com 151 km/h.

O Gol vai de 0 a 100 km/h em 13,9s (gasolina)/ 13,4s(etanol) contra 14,7s (gasolina)/ 13,8s (etanol) no Uno. Novamente o Uno fica para trás.

Uno

Gol

Itens de série

Como os dois modelos que escolhemos para comparar são as versões de entrada do Uno (Vivace EVO 1.0 Flex) e do Gol (Special 1.0) nada de muitos detalhes e acessórios luxuosos. São carros básicos para quem não quer gastar muito, mas precisa de um bom carro. Ambos vêm com freios ABS com EBD e airbag tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Além disso, por dentro é quase tudo igual. Os vidros são verdes e o travamento das portas tem acionamento manual, ou seja, são bem básicos. Nenhuma das duas versões vem com ar condicionado. Já do lado de fora e na questão de acabamento, empate.

O Uno vem de série com os para-choques na cor do carro, assim como o Gol. As grades e as maçanetas são pretas. No caso das rodas quem leva a melhor é o Vivace que vem com rodas de aço estampado e pneus 165/7 R13. O gol perde ponto por vir com calotas (Uyuni), porém as rodas também são de aço só que em aro 14 com pneus 175/70 e calotas Uyuni.

Porta-Malas

Mais um ponto para o Uno com vantagem de cinco litros de capacidade a mais do que o concorrente. O hatch da Fiat tem espaço para até 290L de bagagem contra 285L do Gol. Parece pouco, mas não hora do aperto, literalmente, cinco litros a mais farão toda a diferença, principalmente para quem gosta ou precisa levar bastante coisa nesse compartimento.

 

Consumo

O tanque do Gol comporta até 55 litros de combustível e roda tanto com álcool quanto gasolina. No Uno o compartimento é menor (48 litros), porém, o rendimento do carro é maior. Na cidade o Gol faz uma média de 11,6 km por litro, já o Uno rende até 12,3 km/l (ambos com gasolina).

Se o comparativo for com o Etanol, a média na cidade cai para 7,7 km/l no Gol e 8,3 km/l para o Uno. Na estrada os números mudam também: Gol faz média de 13,9 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol, contra 14,5 km/l do Uno abastecido com gasolina e 9,4 km/l com etanol. Em outras palavras, o Special é mais “beberrão” se comparado com o Vivace.

Preço

Como dissemos acima, foi-se o tempo em que Gol e Uno eram sinônimos de carros baratos, mas ainda assim quem quer economizar tem a opção de comprar o Uno Vivace por R$28.770 com duas portas, ou R$30.970 na versão quatro portas.  Já quem gosta muito do carro da Volks vai desembolsar um pouco mais: R$30.930,00.

Ambos estão disponíveis em cores sólidas (branco, preto e vermelho), sem custo adicional, mas caso queira cores metálicas o desembolso será de R$1.018 para o Uno (Azul Netuno, Cinza Scandium, Prata Bari e Preto Vesúvio) ou de R$1.233 para o Gol (Azul Night, Cinza Quartzo, Prata Lunar, Prata Sirius e Vermelho Ópera). Mesmo praticamente na casa dos 30 mil reais, quem leva vantagem mais uma vez é o carro da montadora italiana.

Placar Geral

Dos cinco pontos analisados, somente um foi liderado pelo Gol: o motor (incluindo o tempo de resposta da aceleração). Apesar do tanque do carro ser sete litros maior, o consumo ainda deixa a desejar em comparação com o Uno. Na comparação do SóCarrão, o Super Trunfo vai para quem optou pelo carro da Fiat.

comprar (1) 

 

Compartilhar