Skip to main content
Home » Comparativo » Classe S – a linha superluxo da Mercedes

Classe S – a linha superluxo da Mercedes

A Mercedes-Benz é uma das marcas mais conhecidas e admiradas no planeta. Seus carros exibem qualidade superior, com mecânica e eletrônica bem acertadas e muito luxo, mesmo nos modelos mais básicos, que servem como táxi em países como a Alemanha. Mas é na Classe S que a marca exibe seu máximo.

A série é a que apresenta os mais luxuosos modelos de sedans, comparáveis aos Rolls Royce. O nome S-Class, que acompanha esses Mercedes, é a versão inglesa de S-Klasse, que é uma abreviação da palavra alemã Sonderklasse, que significa “classe especial”.

O primeiro oficial da “série” foi o W116 S-Class, criado no ano de 1972 e é tido como um dos carros de maior sucesso do mundo, com quase 500 mil unidades vendidas até 1980. Números impressionantes para um modelo tido como “de luxo” e que continuaram nas versões subsequentes.

Atualmente, a classe S é representada pela plataforma W222, lançada em 2013, com as versões de chassi longo (V222) e muito longo (a X222 Maybach). Os modelos da classe seguem a nomenclatura da marca. O S, na frente, indicando a classe, com os números indicando a motorização, sempre com litragem um pouco menor do que a sugerida pelo modelo.

Assim, a S320 vem com um motor 3.0 V6 Turbo; a S400 vem com motor 3.5 V6; a S500 vem com 4.7 V8 Biturbo (exceto a híbrida, que vem com um V6 Birturbo 3.0, além do motor elétrico); e a S600 vem com 6.0 V12 Biturbo, por exemplo. Os modelos podem ser híbridos ou 4Matic, o 4×4 da linha.

A S63 AMG e a S65 AMG são versões esportivas, com emblema da preparadora oficial da Mercedes, a AMG. Contam com motores V8 5.5 e V12 Biturbo 6.0, respectivamente. Mas ainda são sedans de alto luxo, orientados ao conforto de seus ocupantes. O V12 Biturbo da S65 AMG é particularmente interessante.

A aceleração deste modelo, de 0-100km/h, é de apenas 3,9s, resultado de seus impressionantes 621HP de potência. Ou seja, além de se equiparar em requinte a um bom Rolls Royce, a Classe S também se equipara em desempenho a uma boa Ferrari ou Lamborghini.

Interessante notar a importância do mercado chinês para a Mercedes. A Classe S conta com dois modelos, o S320 e o S400, ambos na plataforma longa (V222), por enquanto só à venda no mercado daquele país.

Mercedes S400 Híbrido. Divulgação.

Mercedes S65 AMG. Foto de Morten Schwend.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos