Dicas de como limpar o radiador

O radiador é parte do sistema de arrefecimento, ou refrigeração, responsável por controlar a temperatura nos motores a explosão.

Com certeza você sabe que se o marcador de temperatura acender no painel do carro tem algo errado, talvez o que você não saiba é como limpar o radiador, certo? Com este artigo você vai ficar mestre nisso!

Como limpar o radiador 

As peças do sistema de arrefecimento não precisam ser trocadas a não ser que estejam estragadas, já o líquido que percorre o motor, ajudando a manter a temperatura ideal, deve ser substituído a cada 2 anos e meio, aproximadamente.

O radiador é uma das peças mais caras do sistema, por esse e outros motivos é importante estar atento à limpeza do mesmo.

Para aprender como limpar o radiador, siga esse passo a passo:

  1. Estacione o carro em um local bem iluminado e, de preferência, nivelado;
  2. Espere o motor esfriar. Nunca arrisque começar a limpeza enquanto o motor ainda estiver quente, isso pode levar a queimaduras graves;
  3. Abra o capô, encontre o radiador e, caso seja possível, limpe as ripas de metal que ficam na frente e atrás do mesmo usando água, sabão e uma escova de nylon;
  4. Examine o radiador e as mangueiras para confirmar se estão em bom estado;
  5. Posicione um recipiente embaixo do carro alinhado ao radiador, encontre a válvula de drenagem e use uma chave ajustável para desapertá-la;
  6. Espere o fluido de refrigeração ser drenado e em seguida feche a válvula;
  7. Retire a tampa do roteador e coloque uma mangueira de jardim dentro dele, enchendo-o de água;
  8. Ligue o carro e deixe ligado por 10 minutos;
  9. Desligue o carro e espere ele esfriar;
  10. Desaperte a válvula outra vez para que a água escorra;
  11. Repita esse processo até que a água saia limpa;
  12. Adicione o novo fluido até o limite indicado;
  13. Ligue o carro e o deixe ligado por 15 minutos, isso vai fazer com que todos os bolsões de ar saiam e abram espaço para o novo fluido.
  14. Complete o reservatório com fluido.

O fluido de refrigeração deve ser composto por 50% água desmineralizada e 50% anticongelante/aditivo. Você pode comprá-lo já pronto ou misturar os compostos antes de inseri-los no radiador.

Lembre-se também de não descartar o fluido velho em qualquer lugar, pois ele é tóxico. O ideal é levá-lo até uma mecânica ou loja especializada.

A limpeza do radiador é importante, mas não deve ser feita com tanta frequência. Gostou das dicas? Continue navegando pelo nosso blog para mais posts assim e aproveite para conhecer o Só Carrão.

Leia também: Cuidados com carro branco: veja todos que você precisa ter

1 comentário sobre “Dicas de como limpar o radiador”

  1. Pingback: Carros Subcompactos: Os 2 Mais Importantes | Dicas e notícias automotivas

Deixe uma resposta