Quando trocar de carro? Saiba quando vender o seu!

Muito é dito sobre o momento certo para trocar de carro. Alguns falam que o ideal seria trocar depois de alguns anos de uso, outros dizem que depende da quilometragem e não da idade do automóvel. Quer uma resposta definitiva quanto à hora de vender o seu carro para comprar um novo? Neste artigo explicamos tudo certinho, confira!

O que levar em conta na hora de decidir trocar de carro 

Nem sempre alta quilometragem é sinônimo de dificuldade na revenda, o segredo está em realizar as manutenções de rotina nos momentos previstos, assim você não precisará gastar repondo peças ou fazendo grandes consertos quando decidir passar o carro para frente.

Por outro lado, idade também não significa necessariamente que um carro foi muito usado. Existem pessoas que têm carro, mas optam por usar transporte público no cotidiano, reservando o uso do carro para momentos especiais, como viagens

Tendo isso tudo em mente, o que você diria? Idade ou quilometragem, o que pesa mais ao considerar trocar de carro? Uma coisa é certa: a desvalorização do automóvel é inevitável.

Ficar com um carro 5 ou 10 anos, o que custa mais? 

Uma pesquisa realizada em 2012 pela consultoria automotiva Jato Dynamics a convite Revista Exame, comparou os custos de manter um carro por 5 e 10 anos, considerando em ambas as situações que a cada ano o automóvel rodaria 20 mil quilômetros. Foram comparados os valores de quatro carros: Fiat Palio, Honda Civic, Toyota Corolla e Volkswagen Gol.

O estudo avaliou os seguintes itens: depreciação, seguro, revisões e manutenção, impostos (licenciamento, DPVAT e IPVA) e pneus. A conclusão da consultoria foi que ficar com o mesmo carro por mais tempo pode levar a uma economia de mais de R$ 26 mil, isso sem considerar a quantia poupada na não aquisição de outro veículo.

O item “Manutenção e revisões” foi o único a registrar gastos maiores caso o motorista fique com o automóvel por mais tempo. A depreciação é mais acentuada nos primeiros anos do carro e os custos com impostos e seguro costumam ir diminuindo com o passar do tempo, pois a base para cálculo desses valores é o preço do veículo.

Idade x Quilometragem

Nem idade nem quilometragem, sabe o que você deve considerar para decidir trocar de carro? Os gastos com manutenção. Um carro começa a necessitar de mais manutenções em peças mais caras por volta dos 60 mil quilômetros rodados, o que em média é alcançado com 5 anos de uso.

O que você deve analisar é se essas despesas, que vêm devido ao desgaste natural de componentes do automóvel, correspondem a 10% ou mais do valor do veículo. Se a resposta for afirmativa, chegou o momento de pesar se vale mais a pena arcar com esses custos ou passar o carro para frente.

Gostou do artigo? Continue navegando pelo nosso blog para mais dicas como essa. E aproveite para conhecer o Só Carrão, um site que te ajuda a revender seu carro sem você precisar sair de casa!

Leia também: Conheça os 7 carros mais esperados de 2019

Deixe uma resposta