Carros com Taxa Zero: Cuidado!

Taxa Zero de Juros existe?

Comumente, vemos anúncios em jornais, revistas e, principalmente, na televisão com a chamada para os carros com taxa zero de determinada marca. Essa é uma estratégia que as montadoras e as concessionárias fazem para conquistar um alto número de clientes e tirar, principalmente, carros encalhados do estoque.

A campanha taxa zero diz respeito aos juros, em que o comprador, tecnicamente, pagaria o mesmo valor à vista, ou à prazo, no mesmo veículo. Mas será que isso realmente acontece? Veja só porque você precisa ter cuidado!

Não existe financiamento sem juros

A taxa zero no momento de financiar o carro é, simplesmente, uma ilusão, afinal não existe financiamento sem juros. O que eles fazem, na verdade, é excluir algumas taxas menores, para que o preço, no final, fique mais atraente. Mas a propaganda, que dá a entender que o valor do carro financiado será exatamente o mesmo do cobrado à vista, é enganosa.

O que acontece é que, mesmo que ofereçam carros com taxa zero, há uma cobrança escondida nas parcelas. Quase todas as concessionárias cobram a TAC (Taxa de Abertura de Crédito) ou semelhantes, e elas correspondem à taxa de juros, porque são cobradas em suas mensalidades além do valor do automóvel. Sem contar, também, que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é cobrado nessa transação.

Comprar carros com taxa zero não é um bom negócio?

Depende. Não necessariamente comprar carros com taxa zero é um mau negócio. Na verdade, queremos expor que sempre há encargos por trás dessa propaganda. Mas, às vezes, adquirir o automóvel nessas promoções compensa.

Para saber realmente se você vai fazer um bom negócio, não deixe de perguntar ao vendedor qual o CET (Custo Efetivo Total) daquele veículo, depois de ele ter informado o valor que está cobrando pelo automóvel. Assim, você pode comparar e ver quantas taxas estão embutidas naquele preço, e quanto custa cada uma delas.

Com o CET você pode saber a soma exata de todos os valores embutidos no financiamento. Em alguns casos, os carros com taxa zero estão com o CET de 0,30% a 0,40% ao mês. Como a poupança tem um rendimento que fica entre 0,50% a 0,60% ao mês, não vale a pena fazer o financiamento.

Viu só porque você precisa ter cuidado com essas ofertas de carros com taxa zero? Não quer dizer que você não deve comprá-los, mas sim saber que o financiamento sem juros não existe e que antes de adquirir seu automóvel, deve saber quais taxas estão embutidas no valor total.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que teremos um grande prazer em respondê-la. Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre automóveis!

Deixe uma resposta