Como abastecer carro flex?

Mesmo com mais de 10 anos de mercado no Brasil, ainda existem mitos acerca dos carros flex. Uma das dúvidas mais comuns, mesmo entre os donos desses automóveis, é como abastecer o carro flex. E é isso que vamos responder neste texto!

Álcool ou Gasolina?

Carros flex são aqueles que têm motor bicombustível e, portanto, podem ser abastecidos com gasolina e álcool. Mas e os dois ao mesmo tempo, pode? Ou só um ou outro? A resposta curta é: pode misturar. A resposta longa é: depende de você.

A realidade é que abastecer com álcool quando ainda há gasolina no tanque (ou o contrário) não afeta negativamente o seu carro. O motor do carro flex é adaptado para funcionar com ambos os combustíveis, estejam eles separados ou juntos. O tempo de queima é adaptado de acordo com as proporções da mistura de forma eletrônica e automatizada,pelo próprio carro.

O seu veículo só vai sofrer se for abastecido com combustível adulterado!

Seu objetivo é economia?

A decisão na hora de abastecer depende apenas de você. Se o seu objetivo é economizar, é preciso levar em consideração que o álcool, apesar de ser mais barato que a gasolina, apresenta consumo é maior. Em média, o rendimento de um carro com álcool é 30% menor do que com gasolina.

Dessa maneira, só será vantajoso abastecer com álcool quando o litro custar menos do que 70% do litro da gasolina. Para saber isso, é só multiplicar o valor do litro da gasolina por 0.7. Se o resultado for maior do que o valor do litro do álcool, vale mais a pena abastecer com álcool; se for menor, dê preferência à gasolina.

Desempenho x Autonomia

Para o motorista que quer maior desempenho, a dica seria abastecer apenas com álcool. Agora, se a preocupação está em ter mais autonomia, abastecer apenas com gasolina é a melhor saída.

Mitos sobre carros flex

Para você nunca mais ter dúvidas quando o assunto é o carro flex, listamos aqui alguns mitos comumente reproduzidos sobre esse tipo de automóvel:

  • “O álcool desgasta mais as peças do carro do que a gasolina”
  • “O carro flex se acostuma se você usa mais um tipo de combustível”
  • “Você tem que variar o combustível quando fica muito tempo usando só um tipo”
  • “Alternar entre gasolina e álcool prejudica o carro”
  • “É necessário zerar o tanque para mudar o combustível”
  • “O certo é usar 80% de gasolina e 20% de álcool”
  • “Misturar os dois combustíveis dá mais potência ao veículo”

Agora que você sabe a verdade sobre como abastecer carro flex pode sair por aí tranquilo e despreocupado com o seu. Você ainda não tem um carro flex? Que tal mudar essa realidade agora mesmo? Aproveite que já está por aqui e procure o seu próximo automóvel no Só Carrão!

Deixe uma resposta