Como Conservar Seu Carro Antigo?

carro_antigo

Existe algo muito prazeroso para o dono de um carro antigo: ter a sensação de que o veículo acabou de sair da loja! Parece impossível? Não para os apaixonados, que encaram não só como hobbie, mas como obrigação a conservação do veículo.

Você é um desses?

Deseja aprender mais técnicas de conservação? Confira a seguir o nosso guia que irá te ajudar!

Seja rigoroso: carro antigo necessita de todas as revisões

fusca

O manual do carro antigo deve ser seguido à risca pelo proprietário, respeitando especificações, prazo de revisões, manutenções periódicas, tempo de uso das peças, dentre muitas outras coisas. Esse é o requisito básico para a conservação do veículo, desde que ele saiu da fábrica até o final de sua vida útil (no qual o limite é o cuidado do proprietário).

Carroceria

Por causa da tecnologia e qualidade dos materiais usados há anos atrás, os carros antigos contam com metais, pinturas e borrachas um pouco mais frágeis. Por isso, ao cuidar da carroceria você precisa adotar hábitos especiais:

  • Mantenha o carro sempre limpo;
  • Intercale o uso do sabão com cera líquida em uma lavagem sim e outra não;
  • Depois de lavar e secar o carro, ande por alguns quilômetros com ele, garantindo que todos os excessos de água sejam expelidos;
  • Ao identificar, retire insetos, fezes, folhas, frutas e outros materiais que podem secar e danificar a pintura;
  • Se possível, proteja o carro antigo com uma capa.

Motor

Caso o seu carro antigo fique muito tempo parado, estude a possibilidade de retirar todos os fluídos dele, para que não exista corrosão nem vazamento. Além disso, antes de partir, esquente o motor por um tempo, garantindo que a viscosidade dos fluidos seja ideal para a locomoção.

Peças de reposição originais

Em alguns casos é muito difícil, contudo, o ideal e recomendado por especialistas em qualquer tipo de manutenção é a reposição por peças originais, que garantem bom desempenho do motor.

Parte elétrica

Já pensou: na hora de passear com o seu carro antigo a bateria está arriada? Ou pior, algum componente elétrico está danificado? Uma dica de conservação para veículos antigos que ficam muito tempo parado é a desconexão dos cabos de bateria, com objetivo de economizar e evitar danos aos equipamentos como: rádio, alarme, painel, entre outras coisas.

Direção, pneus, rodas e suspensão

Manejar suavemente seu carro antigo é uma das melhores formas de conservação que existe. Assim você evita danos aos freios, suspensão, barra de direção, rodas, pneus e ainda economiza combustível.

Lubrifique sempre que possível os componentes, pois, com o decorrer dos anos, as peças tendem a entrar em atrito com mais facilidade. Além disso, sempre corrija a pressão dos pneus, pois caso estejam desregulados podem ocorrer danos em suas rodas, rolamentos e suspensões.

Os cuidados com os carros antigos não requerem tantos esforços e são muito parecidos com os carros de hoje em dia. Trate com amor e carinho o seu veículo e veja a longevidade dele sempre aumentar. E caso você queira pesquisar, comprar ou vender conte com a SóCarrão!

Leia também: O que é preciso saber antes de tunar carro

1 comentário sobre “Como Conservar Seu Carro Antigo?”

  1. Pingback: O melhor site para anunciar carros e motos | Dicas e notícias automotivas

Deixe uma resposta