Skip to main content
Home » Destaque » Financiamento de veículos, Saiba como funciona!
financiamento de veículos

Financiamento de veículos, Saiba como funciona!

Se você chegou até aqui é porque quer saber mais sobre financiamento de veículos. Seja porque você quer comprar um novo carro, moto, barco, caminhão ou qualquer outro tipo de veículo, ou seja, porque você quer apenas saber mais.

Nesse artigo nos queremos mostrar a você as opções disponíveis e o que cada uma delas tem em particular. Vamos lá?

 

 

Você conhece as opções de financiamento de veículos?financiamento de veiculos qual opcao escolher

Ter o veículo dos seus sonhos pode ser bem mais fácil que você imagina. Conheça as facilidades e tipos de financiamento de veículos mais usados no mercado!

Quem vive no Brasil sabe que depender do transporte público é uma tarefa difícil, que requer muito esforço e paciência diariamente. Porém, ao invés de esperar o ônibus ou correr para o metrô uma hora mais cedo, você tivesse o seu próprio veículo?

Falando assim pode até parecer um pouco de loucura, mas saiba que muitas pessoas encontraram no financiamento a oportunidade que precisavam para realizar o sonho do automóvel próprio.

Se você também tem esse sonho ou pretende apenas trocar seu veículo, esse artigo é para você! Saiba como funcionam as formas de financiamento para cada veículo e planeje seu futuro.

 

Conheça o Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O conhecido CDC é quando o consumidor faz um empréstimo em um banco para fazer o financiamento de veículos. Nessa modalidade as taxas de juros são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o pagamento das prestações.

O veículo fica de posse do comprador, mas fica alienado a instituição credora e não pode ser vendido até que sejam pagas todas as prestações. As prestações devem ser pagas mensalmente ou quitadas de uma vez só mediante negociação com a instituição.

Essa é uma das modalidades preferidas do brasileiro porque o veículo fica no nome do usuário e não da instituição bancária.

 

Conheça o Leasing (A mais preferida dos bancos)

No Leasing, quem compra o carro é a chamada empresa de leasing (um banco que trabalha com este tipo de serviço), e “aluga” ao consumidor.  Assim, o cliente paga pelo aluguel do carro, que fica em nome da empresa de leasing até o término das prestações. Ao final das parcelas, o carro passa a ser do cliente.

A contratação dessa modalidade de financiamento de veículos vem crescendo significativamente nos últimos anos e tem sido a principal opção para carros 0 KM. O Leasing costuma ter taxas de juros mais baixas que no CDC e uma aprovação maior do crédito porque os bancos ficam com o veículo em seu nome. Isso torna muito mais fácil a recuperação do carro em caso de inadimplência.

Assim como no CDC, as prestações devem ser pagas mensalmente ou também podem ser quitadas de uma vez só, mas como a ressalva de que o contrato só pode ser quitado depois do pagamento de 24 parcelas (dois anos).

 

Conheça o Consórcio (O primo esquecido)

O consórcio é o primo esquecido das opções de financiamento de veículos. Mesmo sendo uma ótima opção se comparada aos demais financiamentos, sofre preconceito de quase todo mundo que acaba se deparando com essa opção.

Os consórcios funcionam de uma maneira diferente das usadas para compra de bens, o cliente participa de um grupo onde todos os usuários tem um objetivo comum. Então o “consumidor” é determinado quando um banco ou empresa de consórcio faz um grupo com outros compradores relativo a um bem comum que pode ser um carro, pode ser uma moto ou qualquer outro veículo.

A grande vantagem do consórcio são valor e prazo de pagamento. O valor do bem quase não sofre alteração. O consórcio pode ficar 70% mais barato, e até mais do isso, se comparado com o CDC e Leasing, isso se deve ao fato de que em consórcio só existe a cobrança da taxa de administração e não existe cobrança de juros.  O prazo de pagamento pode chegar até a 84 meses, o que em alguns casos pode ser uma boa opção.

Porém, nem tudo são flores, como nas outras formas de financiamento, o cliente para prestações mensais, mas no consórcio as prestações sofrem alterações, ao longo do pagamento, de acordo com a variação do preço do automóvel no mercado.

Uma outra particularidade são as formas que o cliente pode pegar o veículo:

  • Contemplação por sorteio: Todo mês é realizada uma assembleia onde são sorteados uma quantidade de pessoas, definida no estatuto do grupo, dentre os participantes do consórcio. O Sorteado passa a ser considerado contemplado e recebe a carta de crédito para a compra do veículo;
  • Lance antecipado: Caso o cliente não tenha sido contemplado por sorteio, pode ofertar lances a fim de antecipar o recebimento da carta de crédito. Essa é sem dúvida alguma a forma mais usada para conseguir a liberação do crédito antes do fim do consórcio;
  • Quitação das parcelas: No término do pagamento de todas as parcelas, o cliente recebe a carta de crédito para compra do veículo;

Além da opção do sorteio, há a possibilidade de o cliente oferecer um lance, que é um adiantamento de parcelas a vencer, e então se for o maior lance, ele é o felizardo que ganhará naquele mês.

 

Financiar barcos, motos, caminhões ou outros tipos de veículos é possível?

financiamento-de-veiculos-veiculos-pesados

Essa é uma das perguntas que mais recebemos aqui no SóCarrão. Muitas pessoas nos enviam mensagem perguntando se podem realizar o sonho de financiar uma moto, um caminhão e até mesmo Food Trucks ou Motor Home.

A resposta é: SIM! É possível sim financiar esses tipos de veículos.

Alguns tipos de veículos têm particularidades um pouco diferente de outros, alguns precisam de garantias como uma casa ou outro bem imóvel, já outros pedem uma valor de entrada mais alto que o habitual.

Como financiar uma Moto?

Para financiar uma moto você precisa pagar parcelas mensais ao banco, necessitando dar um valor de entrada em dinheiro. Quanto maior o valor de entrada, menor serão os juros e os valores nas taxas mensais cobradas.

No decorrer do pagamento das prestações a moto já está em poder do cliente e fica como uma garantia para o banco. Se o cliente deixar de pagar terá que devolver a moto, dependendo de cada acordo e contrato.

Como financiar um Barco?

Para financiar um barco o cliente faz um empréstimo com o banco dando um valor de entrada. Esse valor por volta de 30% ou mais, parcelando o restante em até 60 vezes dependendo da negociação realizada. O barco fica em nome do cliente e alienado ao banco até o fim do contrato. Como esse é um bem que geralmente é de maior valor,  é realizada uma análise mais detalhada de crédito antes da liberação. O banco ou outra instituição credora pode pedir garantias adicionais como um bem em seu nome ou um fiador.

Como financiar um Caminhão?

É possível financiar um caminhão usando as modalidades já citadas nesse artigo com as mesmas condições de pagamento e garantias pedidas pelas instituições bancárias.

Um pouco diferente dos demais é a possibilidade do comprador usar o PROCAMINHONEIRO, que é um modalidade específica para esse segmento, financiada pelo BNDES com apoio do governo federal.

 Como financiar um Food Truck?

O financiamento de um Food Truck vai depender muito da capacidade e peso do veículo. Se o veículo que estiver sendo comprado for caracterizado como utilitário, poderão ser feitos as opções padrões de mercado para financiamento deste veículo, como por exemplo, o CDC. Caso o veículo seja caracterizado como caminhão, pode usar as mesma formas de financiamento citadas no tópico acima, inclusive usar o Procaminhoneiro através do BNDES.

 

 

O que você deve considerar na hora de financiar?

financiamento-de-veiculos-qual-opcao-escolher

  • O financiamento de veículos é uma opção muito bacana para comprar seu carro, moto, caminhão, Motor Home ou outros tipos de veículos.
  • Mesmo com as tantas opções que listamos aqui, o principal de tudo é você planejar a compra antes de sequer escolher a forma de financiamento.
  • Pense bem no valor que poderá dar de entrada, no quanto pode pagar de prestação por mês e principalmente se o modelo escolhido vai te atender durante todo o tempo que vai ficar com ele (cinco anos é o tempo médio de término de um contrato de financiamento).
  • Provavelmente você tem outras obrigações financeiras, portanto é bom considerar elas também na hora antes de financiar aquele super carrão que custa muito mais do que aquele outro carro que vai atender você da mesma forma, mas sem tanto estilo 😉

 

 

Ufa… chegamos ao fim…

Agora eu gostaria apenas de fazer um convite, se você está procurando um novo veículo ou quer trocar o seu veículo atual, acessa o nosso portal www.socarrao.com.br.

Você vai poder escolher os modelos que mais te agradam e entrar em contato com os vendedores. Aproveite e pergunte sobre as opções de financiamento de veículos que o revendedor tem disponível em sua loja.

 

Até breve!

 

Temas abordados nessa página:

  1. Você conhece conheça todas as opções para financiar um veículo?
  2. Conheça o Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
  3. Conheça o Leasing (A mais preferida dos bancos)
  4. Conheça o Consórcio(O primo esquecido)
  5. Financiar barcos, motos, caminhões ou outros tipos de veículos é possível
  6. O que você deve considerar na hora de financiar?

Compartilhar