Aston Martin V12 Vantage RS

Um conceito com motor V12 de 600 cv

Apresentado durante a inauguração do novo estudio da Aston Martin em Gaydon (Warwickshire, Inglaterra), o V12 Vantage RS, uma evolução do V8 Vantage, chega para ocupar um segmento aparentemente inatingível, logo acima do DBS. Mais que isso, ele é inspirado no modelo de corrida DBRS9 e é aclamado como o Aston mais rápido já produzido.

Enquanto o modelo Vantage V8 carrega um motor 4.3 V8 de 380 cv, este é um pouco mais poderoso. Com menos de 1600 kg, estima-se que seu V12 de 600 cv e 70 mkgf de torque crave 0-100 km/h em menos de 4 segundos. Na busca pela diminuição do peso, surgiram novas rodas e capô, que passou a ser em fibra de caborno.

Do modelo de competição, o V12 Vantage RS também conta com sistema de cárter seco, pistões forjados e bielas de aço, além de novo cabeçote e comando de válvulas.

A parte externa pouco mudou neste conceito e as alterações foram essencialmente funcionais com objetivo de resfriar tanto ímpeto. O capô conta com quatro pequenas fendas e o pára-choque com fendas para ventilar os freios. Atrás, o aerofólio é erguido em altas velocidades para aumentar a pressão aerodinâmica, cumprindo o mesmo papel do spóiler dianteiro.

O modelo está em sua fase ainda conceitual e depende do frisson provocado no mercado para chegar às linhas de produção e tornar-se um efetivo concorrente da Ferrari 599 GTB. Ulrich Bez, CEO da marca britânica, prefere deixar a decisão em aberto. "Como sempre, se houver demanda suficiente, vamos seriamente considerar produzi-lo em um pequeno volume no futuro, a um preço que reflita toda a exclusividade do carro."

Fonte: Quatro Rodas