Automobilismo Catarinense com Novidades para Temporada 2009

Com 455 pilotos filiados Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina atinge marca histórica.

Um Ano para ficar marcado, foi assim o 2008 da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, uma temporada onde tivemos campeões nacionais em quase todas as Categorias, com destaque para o Rally, no Brasileiro de Velocidade com Édio Fuchter e Gilvan Jablonski (N4), Luís Tedesco e Raphael Furtado (N3), Bernardo Koller e Sidnei Broering (N2) e Eduardo Scheer e Jéferson Pavinato (N2 Light), Na Mitsubishi Cup com Luis Carlos Frantz e André Lucas Munhoz (TR4).
Nas Provas realizadas em Santa Catarina um sucesso absoluto na Velocidade na Terra, no Estadual de Kart e Arrancada e em 2009 vem muito mais por aí.

Velocidade na Terra – Serão 10 Etapas em 9 meses de disputas, que começa no próximo dia sete de fevereiro em Joaçaba no autódromo Cavalo de Aço, e por falar em Joaçaba, a cidade ao lado de Lontras vão receber três etapas em 2009. “São clubes que mostraram um diferencial em 2008 na Organização, Estrutura dos Autódromos e Logística, precisamos desses exemplos para os outros automóveis clubes” salientou o Presidente da Fauesc, Jairo Albuquerque.
Além de Joaçaba e Lontras, São Bento do Sul com duas etapas, uma em Chapecó e uma cidade á definir ainda, estão no calendário deste ano. Serão Cinco Categorias (Marcas A, B e N, Stock Omega e Opala), a Mini Formula tubular vai andar só em Ascurra e duas etapas à definir pela organização.
A Federação Espera um crescimento no numero de pilotos inscritos, em 2008 foram em média 67 pilotos por etapa, em relação á 2006 foi um crescimento de 15% quando naquele ano em média 53 pilotos andaram pelos autódromos dos estados.
O Grande Investimento nesse ano não está nos carros e sim nos autódromos, presidente de automóveis clubes esperam que o clima colabore para fazer os reparos necessários para abrigar as equipes e pilotos que disputam o estadual, o sistema de cronometragem será com sensores (em estudo) que vai facilitar a cronometragem nas etapas.

Kart – A Grande Novidade é o Retorno do Kartodromos de Brusque e Rio do Sul que estavam desativados e com insvestimento das Prefeituras e dos Clubes, voltaram a ser opções para os Campeonatos Regionais e Catarinenses para 2009.
Assim esperamos a reativação dos Kartodromos de Xanxerê, Chapecó e Caçador. Para deixar o Calendário do Kartismo Catarinense ainda mais inchada em 2009.
A Federação tem ainda a importância pela categorias com o motores sorteados ( Cadete, Fórmula Kart Super / Senior ) que vão crescer ainda mais neste ano , deixar o campeonato com mais pilotos e com um promocional melhor pode ser o caminho para este ano. A entidade espera o quanto antes para divulgar esses calendários.
Manter o Desafio das Estrelas de Kart em Florianópolis, o maior evento de kart do Planeta, é a outra meta da Fauesc, que vê as Três edições Anteriores como um Marco no Automobilismo Estadual.
De 08 à 12 Julho – O Brasileiro de Kart será em Florianópolis (Etapa Única) com seis categorias ( Cadete, Mirim, Júnior, Júnior Menor, Novatos e Sudam)

Arrancada – Florianópolis, Chapecó, Fraiburgo, Jaraguá do Sul e Blumenau que aguardem grandes Eventos em 2009 quando se fala em Arrancada, o Campeonato Estadual vem para essa temporada bem mais estruturado, com novos carros e pilotos e com a possibilidade de outras cidades abrigarem um dos estaduais da modalidade mais competitivo do País.

Rally – Com 154 pilotos filiados a Federação (Brasileiro de Rally, Mitsubishi Cup e Copa Troller), com duas Etapas do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (Pomerode e Tijucas) já confirmadas para 2009 e com quatro duplas campeãs filiadas em SC, a Categoria espera ter um maior crescimento.
Por sugestão do automóvel clube de Brusque a Federação vai voltar a realizar o Campeonato Catarinense de Rally de Regularidade começando em Brusque, esperando a indicação de outras cidades para realizar um dos melhores campeonatos da modalidade. “Esperamos que com a volta da parceria com o Rally de Regularidade mais pilotos podem ser revelados para outras categorias, pois entendo que o rally de regularidade é a base de tudo assim como o kart” Completou o Pres. Fauesc Jairo Albuquerque.

Autódromo – Até final de Fevereiro/09, 2700 Metros do mais novo Autódromo de Santa Catarina localizado no Município de Canelinha vai estar todo recortado e com a terraplanagem pronta, sendo apresentado para Imprensa, Pilotos e Autoridades na Festa de Premiação dos Campeões de 2008 da Federação do estado de Santa Catarina, em Canelinha – faltando só confirmação da data.

E para tudo isso ser mostrado para o estado, investimentos foram feitos na área da divulgação, Programa Competição (RBSTV – TVCOM) e Velocidade (BAND – TVBV), Sport Machine (RIC – RECORD) e Revista MotorSport foram alguns que se uniram a Federação e fizeram um cobertura intensa dos Campeonato Promovidos pela Fauesc, bem como Transmissão On Line das provas através da Cronospeed.com.br, além dos Sites que divulgam os campeonatos com o CronoSpeed e MundoRally.

A Federação Espera que com tudo isso, o Automobilismo Catarinense Cresça neste ano assim como fez em 2008, Uma Entidade que está em prol da segunda maior paixão de todo o Brasileiro, o Automobilismo.