AWD, 4WD, 4×4 e SUV – Esclarecendo alguns pontos..

Tração nas quatro rodas, 4WD, 4×4 (quatro por quatro), ou AWD (all wheel drive) é um veículo de quatro rodas com uma distribuição de força que permite que todas as quatro rodas recebam força do motor simultaneamente. Embora muitas pessoas associem o termo com veículos off-road.

Em abreviaturas, como 4×4, o primeiro valor é o número de rodas, o segundo é o número de rodas motorizadas. 4×2 significa um veículo de quatro rodas em que a potência é transmitida apenas a duas rodas: em frente a frente duas rodas motrizes ou o traseiro, nas duas rodas traseiras.

Muitas vezes existe confusão quanto à diferença entre 4×4’s e Sport Utility Vehicles (SUV).

Um veículo utilitário esportivo (SUV) é uma designação genérica para comercialização de um veículo semelhante a uma “perua” (station wagon), mas construída sobre uma plataforma de caminhão leve. É geralmente equipado com tração nas quatro rodas para (on ou off-road). Alguns SUV’s incluem capacidade de um pequeno caminhão de transporte de passageiros com o espaço de uma minivan. As SUV’s são considerados caminhões leves e, muitas vezes, partilham as mesmas plataformas desses.

Ela é conhecida em alguns países como um “veículo off-road” ou “quatro rodas motrizes”, muitas vezes abreviado para “4WD” ou “4×4”. No entanto, nem todos os SUV’s tem quatro rodas motrizes. Inversamente, nem todos os veículos de passageiros 4WD são SUV’s. Os 4WD (four wheel drive)são muito diferentes, sendo esses construídos principalmente para o uso off-road. No entanto, esta distinção não é feita pelo público em geral e nos meios de comunicação.

O conceito de tração nas quatro rodas (4×4), descreve como veículos que podem permitir que o condutor mude manualmente (as vezes com uma opção automática), entre duas rodas motrizes de modo (se disponível) para ruas e quatro rodas motrizes de modo para tração em condições, tais como gelo, lama, neve, superfícies escorregadias, ou cascalho solto.

Todas as rodas motrizes (AWD) é freqüentemente utilizado para descrever um veículo com tração integral nas quatro rodas permanente e (4WD) que é o mesmo que 4×4, é um veículo de quatro rodas que pode rodar com tração em apenas duas ou quando acionado pelo motorista, dependendo da situação, terreno, etc., pode rodar com tração nas 4 rodas.

Vários sistemas são comumente comercializadas sob diferentes nomes, marca e diferentes sistemas de transmissão. Alguns exemplos: Audi Quattro, Mercedes-Benz 4Matic, BMW xDrive, e 4motion da Volkswagen.

Fonte: meuamigocarro.blogspot.com