Câmara aprova obrigatoriedade do uso de airbags nos carros nacionais!

Daqui a cinco anos, nossos carros novos nacionais terão de ter obrigatoriamente, bolsas infláveis para proteção dos ocupantes dianteiros.

A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica a matéria que tornará os airbags, itens de série em todos os carros nacionais.

Agora, caberá ao Contran definir as regras e padronizar a efetivação da nova lei que ainda precisa ser sancionada pelo Presidente Lula. Dificilmente ele não deixará de assinar essa nova lei.

As montadoras terão cinco longos anos para se adequar à nova lei, desenvolvendo novos produtos ou instalando o sistema nos modelos atuais.

Claro que alguns de nossos carros nacionais, deverão ser extintos devido à simplesmente não terem sido projetados para o uso de airbags.

Já no primeiro ano da regulamentação, novos produtos que forem lançados, já não poderão oferecer o airbag como item opcional. Então, as montadoras que pensam em lançar novos modelos já podem botar isso no custo dos mesmos.

Mas elas não precisam se desesperar totalmente, pois poderão ainda exportar modelos sem o equipamento, para mercados que infelizmente ainda vão carecer do importante item de segurança, infelizmente.

Fonte: NA