Carro elétrico vai ganhar incentivo fiscal na próxima semana

Ainda sem um dia específico, o governo federal anunciou que irá lançar um programa nacional para os carros elétricos com benefícios fiscais para promover a introdução deste novo tipo de veículo no mercado nacional.

O programa de incentivo ao carro elétrico terá quatro bases fundamentais:

a) Redução do IPI para carros elétricos, que será feita de forma gradual para evitar um expressivo aumento nas importações;

b) Criação de um centro de tecnologia nos moldes da Embrapa para desenvolvimento e pesquisa na área de veículos elétricos;

c) Criação de demanda por carros elétricos através de renovação/aquisição de frotas públicas no país;

d) Inclusão da tecnologia elétrica veicular no sistema energético do Brasil a fim de criar uma estrutura adequada para o novo mercado.

O governo diz que se 10% da frota nacional fosse elétrica, a mesma geraria um acréscimo de apenas 0,2% na demanda energética do país.

Além disso, estudos feitos pelo governo apontam que será necessária a instalação de pontos de recarga rápida (acima de 220V) para abastecimento de carros elétricos.

Outro objetivo do governo é a introdução de veículos híbridos com biocombustíveis, substituindo o uso da gasolina.

Finalizando, o governo já tem pronto um sistema de etiquetagem nacional obrigatória para classificar e tributar automóveis quanto a sua eficiência energética no país. O modelo será o mesmo da linha branca de eletrodomésticos.

Bom, agora novamente vamos perguntar. Diante dessas medidas anunciadas pelo governo para incentivar a introdução do carro elétrico no cenário nacional, será que a moda vai pegar no Brasil?
Fonte:NA