Carros com Piloto Automático: Agora podem ser uma realidade!

Você gostaria de voltar para casa no transito ao final de um feriado prolongado, ou até mesmo na lentidão das grandes cidades e poder apertar um botão no painel de seu veículo para que o mesmo continue indo a seu destino sozinho, permitindo a você uma tranqüilidade?
Pois é, segundo a HAVEIT (Highly Automated Vehicles for Intelligent Transport) a partir de 2016 será possível obter a novidade, pois os carros com piloto automático já estarão no mercado.

Esse avanço tecnológico está sendo criado para deixar a mobilidade tecnológica mais segura, já que, segundo uma pesquisa realizada, 90% dos acidentes no trânsito ocorrem por erro dos motoristas.

Dezessete montadoras foram patrocinadas pela UE com um investimento de 28 milhões de euros num período de três anos e meio. Já foram testados com êxito o Passat da Volkswagen e um sedã da Volvo, além de caminhões e até um ônibus também da Volvo.

Os veículos não são ‘totalmente automáticos’, e sim ‘altamente automáticos’, já que, segundo o sistema de segurança criado, mesmo sem o controle do veículo o motorista deve ficar atento, sendo avisado pelo automóvel através de luzes quando estiver distraído.

Infelizmente os veículos com piloto automático não foram desenvolvidos com adaptação para diversas infra-estruturas, por isso ‘só estão qualificadas as estradas européias’, as estradas brasileiras não tem a infra-estrutura adequada, por exemplo, faixas magnéticas entre uma faixa e outra da pista.

Fontes: Automotive Business e Zap