Com Alonso, Ferrari domina dia em Mônaco no aniversário da F1

Única equipe que disputou todos as temporadas da Fórmula 1 desde 1950, a Ferrari brilhou no dia em que a categoria completa 60 anos de vida. Nesta quinta-feira, a equipe italiana comemorou a data histórica colocando Fernando Alonso como o homem mais rápido do primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio de Mônaco. Já Felipe Massa ficou na quarta posição.

A primeira corrida da Fórmula 1 em todos os tempos foi o GP da Grã-Bretanha, realizado em 13 de maio de 1950 em Silverstone. A Ferrari estreou uma semana depois, justamente em Monte Carlo, participando de todos os campeonatos subsequentes.

Em um dia tão especial para a categoria, foi exatamente a escuderia mais tradicional quem se destacou em Mônaco. Pela primeira vez na temporada, ela fechou uma sexta-feira como a equipe mais rápida, e isso aconteceu graças a Alonso. Dominante tanto na primeira quanto na segunda sessões, o espanhol teve como melhor tempo 1min14s904.

Outro piloto da Ferrari, Massa terminou na quarta posição, porém com uma desvantagem pequena em relação ao companheiro: pouco mais de 0s2. Entre eles estiveram dois alemãs: Nico Rosberg (1min15s013) e Sebastian Vettel (1min15s099).

Com esse rendimento, Rosberg minimizou a decepção conhecida na Espanha, onde no último fim de semana terminou a corrida apenas na 13ª posição. Em Barcelona, o jovem ainda foi batido desde os treinos por Michael Schumacher, o quinto colocado na abertura dos trabalhos em Mônaco. Com cinco êxitos no Principado em toda a história, o heptacampeão mundial pode igualar o recorde do brasileiro Ayrton Senna, caso suba no ponto mais alto do pódio no próximo domingo. Já o parceiro de Vettel, Mark Webber, não manteve o ritmo após vencer a última prova do ano e fechou o dia de testes em décimo, a 0s7 de Alonso.

Historicamente dominante em Monte Carlo, palco no qual triunfou em seis dos últimos 12 grandes prêmios realizados, a McLaren não se deu bem nesta quinta-feira. Assim, Lewis Hamilton, ganhador no Principado em 2008, encerrou o dia de treinos no sétimo posto, dois à frente de Jenson Button, vencedor no ano passado com a Brawn GP.

Fonte: Terra esportes