Com domínio impressionante, Button vence a sexta em 2009 na Turquia

Jenson Button continua com seu domínio impressionante na temporada 2009. No GP da Turquia, disputado neste domingo, o inglês da Brawn GP venceu a sexta corrida em sete provas disputadas neste ano. Ele assumiu a ponta após a saída de pista de Sebastian Vettel, da RBR, ainda na primeira volta. O alemão, que largou na pole position, caiu para a terceira posição, após ser superado por Mark Webber, seu companheiro de equipe, que fez uma parada a menos nos boxes. O australiano terminou em segundo.

– A largada foi boa, mas depois eu cometi um erro na curva dez e permiti que o Button me ultrapassasse. O Jenson estava muito rápido hoje, e eu vi que não conseguiria detê-lo. Perdi a corrida. – diz Vettel, na coletiva oficial transmitida pelo SporTV.

Jarno Trulli, da Toyota, conseguiu uma excelente quarta posição após duas corridas ruins da equipe japonesa, à frente de Nico Rosberg, da Williams, o quinto. Felipe Massa, da Ferrari, teve um desempenho discreto, mas chegou na sexta posição. Ele conseguiu importantes pontos para o campeonato, já que Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe, chegou em nono e não marcou pontos. O polonês Robert Kubica, da BMW Sauber, foi o sétimo e o alemão Timo Glock, o oitavo.

Rubens Barrichello, vice-líder do campeonato, teve uma corrida caótica e abandonou a dez voltas do fim. O brasileiro da Brawn GP teve problemas de câmbio na largada e caiu para a 13ª posição. Ao tentar se recuperar, ele cometeu erros ao tentar passar Heikki Kovalainen e Adrian Sutil e, por isso, continuou atrás. O fim de sua prova foi causada pelo agravamento do problema na caixa de marchas.

Nelsinho Piquet chegou apenas na 16ª posição, com uma tática de duas paradas. Pelo menos o piloto da Renault fez uma excepcional ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, ao ficar lado a lado com o inglês durante três curvas na 34ª volta. Eles chegaram a tocar rodas, mas o brasileiro levou a melhor. Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, também não foi bem e terminou em décimo, fora da zona de pontuação.

No campeonato, Jenson Button ampliou sua vantagem para Rubens Barrichello que, apesar do abandono, se manteve em segundo. Com a sexta vitória no ano, o inglês tem agora 61 pontos, contra 35 de Barrichello. Sebastian Vettel está com 29, 1,5 à frente de Mark Webber, seu companheiro. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Inglaterra, em Silverstone, no dia 21 de junho.
Fonte: globo.com