Consumo de álcool no Brasil está para passar o de gasolina

Até o mês que vêm, abril, o consumo de álcool no Brasil passará o consumo de gasolina. A estimativa é da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP), e foi anunciada ontem. Isso iria mesmo acontecer em um momento ou outro.

Em mercados onde a frota de carros é bem grande, como por exemplo o estado de São Paulo, o preço do álcool é bem interessante, e os donos de carros flex tendem a usar o álcool praticamente o ano inteiro.

Edson Silva, superintendente de abastecimento da ANP, comenta que este momento deve ser comemorado como um marco histórico. Somente na década de 80 tivemos uma situação assim, já fazem mais de 20 anos. Por exemplo, em janeiro de 2007 o consumo de gasolina no Brasil foi de 1,520 bilhão de litros, contra 1,088 bilhão de litros de álcool.

A diferença era bem grande. Já em dezembro de 2007 a situação estava assim: 1,703 bilhão de litros de gasolina contra 1,604 bilhão. A diferença está ficando cada vez menor.

Outra informação fresquinha sobre combustíveis no Brasil é que a partir de 1o de julho desse ano, a quantia de biodiesel misturada no diesel terá obrigatoriamente de aumentar de 2% para 3%.

O consumo de óleo diesel já apresenta um aumento de 10%, considerado expressivo se comparado com o crescimento da produção, de 6,3% entre 2006 e 2007. Silva disse que o mercado exige compromisso dos produtores.

Fonte:Noticias Automotivas