Destaques em Genebra, 82º Salão do Automóvel

Este é um mês muito especial para o meio automotivo! O evento de Genebra chega trazendo diversas novidades, entre elas, carros elétricos, conceitos, bicombustíveis, conversíveis, carrões e outras grandes variedades, atraindo o publico do mundo todo. Entre as mais comentadas, principais atrações que aconteceram e estão por acontecer, destacamos algumas para compartilhar com vocês leitores e apaixonados por carros.

Começaremos pela Dacia, a marca apresentou no Salão o Lodgy (minivan), um modelo que custará em média o valor de R$23 mil, trazendo um motor 1.6 gerando 91 cv de potência e o 1.2 turbo, com 115 cv, todos a gasolina, podendo também ter a opção a diesel. É um utilitário e trás como seu principal destaque o espaço interno, com capacidade de 827 litros em seu bagageiro, oferecido para ocupar cinco e sete passageiros, mantendo a mesma carroceria. O modelo Lodgy por se tratar de uma lançamento para países emergentes, em breve pintará por aqui.

Atração da Ford, outro destaque do Salão, o modelo da nova geração Fiesta ST, com um design mais arrojado, virá com as mesmas transformações para o Brasil a partir de 2013. Trás um motor 1.6 Ecoboost, injeção direta, gerando 180 cv de potência e um câmbio manual de seis velocidades. O modelo é capaz de chegar a velocidade de 200 km/h, vem reduzido na altura em relação ao solo e trás um controle de estabilidade com três modos (Torque Vectoring Control), auxiliando em pisos escorregadios. Os valores do apimentado modelo Fiesta ST, ainda não foram divulgados pela marca fabricante.

Mercedes Benz Classe A, apresentado durante o Salão o modelo destaca-se pelo belo visual. Uma das versões do modelo é a A250 AMG Sport, o mais caro oferecido pela marca. A montadora poderá oferecer três versões do modelo, todos a gasolina : o A180 gerando 115 cv,  a A200 com 156 cv e a 250 AMG com 211 cv. A primeira opção citada referente aos motores vem equipado com o 1.6 L turbo e as outras duas o 2.0L, todas com sistema Start Stop, quatro cilindros e injeção direta. A Mercedes ainda não divulgou os valores para o Brasil, porém o modelo poderá chegar a custar até 130 mil para o modelo mais completo.

O modelo Crooss Coupé da Volkswagen foi mostrado como conceito no Salão de Tóquio. Agora ele reaparece no evento em Genebra como protótipo, recebendo um motor térmico, movido a diesel TDI com redução em seu consumo, chegando ao valor equivalente a 55 km/l. O modelo pode alcançar 306 cv de potência, indo aos 220 km/h, com emissão de Co2 de 46 g/km, considerado baixo.

Uma grande pedida para o futuro entre os carros, o Renault Zoe aparece como “popular” elétrico, trazendo um motor que gera 88 cv de potência, chegando até 210 km/h. A bateria do modelo leva 9 horas para ser recarregada e o valor inicial do modelo é de 15.700 euros.

Na Europa o Peugeot 208 chega ainda este ano nas lojas, com o valor equivalente a 11.950 euros e com 4 opções de motores: 1.0l, 1.2l, 1.4 e 1.6 litros. Por aqui o modelo chega somente em 2013, trazendo como um de seus rivais o New Fiesta e o Punto da Fiat. O modelo também é uma das atrações no salão do Automóvel em Genebra.

Esses, são apenas algumas atrações que trazem grande destaque durante o 82º Salão do Automóvel, que reune em média 180 lançamentos entre todas as novidades.