Dicas de manutenção preventiva para as viagens de férias

Desfrutar de bons momentos ao lado da família, conhecer lugares novos ou simplesmente mudar de ares. Quando chegam as festas de final de ano muita gente só pensa em pegar a estrada para curtir o tempo livre longe de casa. Por esse motivo, a Honda Automóveis separou dicas essenciais para assegurar uma viagem segura e sem problemas.

Antes de tudo é necessário conferir se a tabela de manutenção preventiva do Manual do Proprietário foi cumprida à risca. Neste material, o cliente encontrará os prazos e as quilometragens indicadas para as revisões dos componentes que asseguram o bom funcionamento mecânico do veículo, a economia de combustível e as condições ideais de segurança.

É importante que o proprietário do automóvel cheque os itens que devem ser vistoriados caso o prazo para a revisão tenha expirado e ainda não tenha sido feita a verificação. Sendo assim, antes de qualquer viagem, esteja atento ao sistema de freios, motorização, direção, refrigeração, iluminação, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento das rodas. Para isso, a Rede Autorizada está sempre pronta para realizar qualquer tipo de avaliação.

Checagem completa

Conferir o bom funcionamento das lâmpadas é vital para garantir a segurança, principalmente para quem vai trafegar por trechos com bastante neblina ou que tenham condições de visibilidade ruins. Portanto, faróis, lanternas, luzes de freio, sinalizadores de direção, de marcha à ré e da placa de licença devem ser inspecionados.

Em trechos nos quais os pneus são mais exigidos — como, por exemplo, nos locais em que há constantes curvas — deve-se sempre mantê-los calibrados. A uniformidade do desgaste também deve ser conferida. Se houver algum tipo de irregularidade, pode indicar a necessidade de alinhamento do sistema de direção ou até mesmo a troca. Nesse caso, procure por uma concessionária Honda para realizar a manutenção adequada.

Algumas inspeções mais simples devem ser feitas pelo próprio proprietário que, em alguns casos, pode facilmente identificar possíveis anomalias entre o intervalo das revisões. Verificar o nível do óleo antes de sair de casa é uma regra a ser seguida. Para isso, basta puxar a alça laranja do medidor de nível, que está localizada sob o capô.

É preciso também inspecionar o nível de outros fluidos, como do arrefecimento, do lavador do pára-brisa, dos freios, da direção hidráulica e da transmissão automática, se o veículo contar com esse tipo de equipamento. Outros pontos que não podem ser esquecidos e devem ser verificados são: a acomodação das ferramentas e do triângulo de segurança no porta-malas do automóvel, a validade do extintor de incêndio e a calibragem do estepe.
Fonte NA