Diesel nos carros nacionais:nossa gasolina é tão ruim quanto o diesel!

Alguns setores se movimentam contra a liberação do uso do óleo diesel nos automóveis nacionais, alegando que o mesmo será prejudicial ao meio ambiente, já que nosso diesel é ruim.

Vejamos então:

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem atualmente dois tipos de óleo diesel sendo utilizados no país. Um é o S1800, que possui 1.800 ppm (partes por milhão) de enxofre.

Este ainda é vendido no interior e até 2013 só poderá ser usado em tratores e maquinas agrícola. Esse é o mais prejudicial à saúde e ao meio ambiente pelo que vemos.

Alem deste, há o S500, vendido atualmente nas regiões metropolitanas e que a partir de 2012 será substituído obrigatoriamente pelo S50 nestas regiões, ficando o S500 no lugar do S1800 no interior.

O diesel S50 já é vendido nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Belém e Fortaleza. Depois do S50 virá o S10 em 2013. Este será vendido inicialmente nas regiões metropolitanas e capitais.

Segundo o governo, este diesel S10 será vendido para abastecer a nova geração de automóveis diesel. Então, isto supõe que os atuais BlueTec, BlueMotion, Ecomotive, entre outros, só deverão aparecer aqui nesta época.

Gasolina

Tanto se fala no sistema flex como a opção mais viável para o país. Bom, primeiramente o motor flex não queima totalmente a gasolina e nem o álcool, assim ele acaba se tornando mais poluidor que um motor somente a gasolina.

Segundo, o álcool realmente emite menos CO2 na atmosfera que a gasolina e o diesel, sendo este o mais ecológico dos combustíveis oferecidos aqui. Para ser ecológico, voltaríamos aos anos 80 para ter realmente uma frota verde em circulação.

Hoje, o consumidor tem que ter a opção de escolher, então um modelo 100% deixa de existir. E a gasolina? Nossa gasolina possui nada menos do que 1.000 ppm de enxofre! Muito?

Atualmente, apenas a gasolina Podium da Petrobras possui 30 ppm de enxofre em sua composição. Fora esta, o resto polui o dobro do diesel S500!

Na Europa, já estão usando a gasolina com apenas 10 ppm de enxofre. Aqui, essa realidade vai demorar mais que a chegada do diesel S10. Ou seja, o vilão diesel será mais limpo em 2013 que a gasolina!

Isso sem contar que os carros a diesel são mais econômicos e emitem menos CO2 devido à tecnologia agregada. Hoje, um estudo revela que de sete gases tóxicos o diesel emite dois e a gasolina cinco!

Fonte: NA