Entenda a diferença entre o motor 16v e 8v

E aí, você está pensando em trocar de veículo? Pesquisou e se deparou com opções de motor 8v e motor 16v? Sabe quais são as diferenças entre eles? Qual é melhor para o seu bolso? Conheça todas essas informações hoje na SóCarrão.

Motor 8v e motor 16v, o segredo está nas válvulas

Você sabia que o pequeno v acompanhado por uma numeração quantifica as válvulas presentes no motor do seu veículo? Até aí tudo bem, não é? Mas você sabe a real função dessa peça?

A válvula usa o ar que entra e sai do motor para realizar a combustão, processo em que o combustível é transformado e faz o motor operar e o veículo andar. No caso dos motores 8v, os mais comuns do mercado nacional, presente na maioria dos carros de passeio, em cada cilindro existem duas válvulas, que operam e fazem com que o carro fique muito ágil nas arrancadas e nas baixas rotações. Produzindo, por consequência, muita economia de combustível.

Já os motores com 16v, diferentemente dos motores 8v, no mercado atual são raros, presentes em apenas alguns modelos esportivos. Eles foram muito populares na década de 1990, nos sedans e caminhonetes potentes com motores fortes, mas hoje é um “artigo de luxo”.

Motores 16v nas altas rotações têm potência elevada e consumo de combustível baixo, graças a uma levada rápida e maior combustão com menos combustível. Contudo, na cidade, com baixas velocidades e muitas paradas, os gastos com combustível serão bem altos e o carro fica “chato de dirigir”, pois exige muitas trocas de marchas.

Motores 16v e 8v, qual dos dois é melhor?

Entenda que, no quesito manutenção, os gastos com os dois motores são bem parecidos, pois as válvulas exigem os mesmos cuidados. Mas você deve estar se perguntando: por que os motores 16v pararam de ser produzidos em massa? Pois para a indústria não é vantajoso, tendo em vista o alto preço de produção e as exigências do mercado nacional, economia e custo benefício.

O único ponto negativo dos motores 8v é o desempenho com altos giros, pois o veículo perde um pouco de sua potência. Contudo, se você pega estradas aos finais de semana e roda muito na cidade, essa é a opção certa para o seu bolso!

Gostou do artigo de hoje? Aprendeu a diferença entre motores 8v e motores 16v? Pesquise ou anuncie as duas opções na SóCarrão, o maior classificado do sul do país, presente também no sudeste!

Leia também: Rolamento roncando é perigoso?

Deixe uma resposta