Etanol até 70% do preço da gasolina? Esqueça essa fórmula e veja aqui uma bem melhor

Quando é melhor rodar com álcool e quando é melhor rodar com gasolina? Para esta pergunta, todo mundo tem uma resposta na ponta da língua. Mas, segundo nosso leitor Neto Musumeci, engenheiro automotivo formado na FEI, esta fórmula é péssima.

E vendo os argumentos dele, realmente notamos que esse cálculo nunca dá muito certo, na maioria dos modelos. Para que nossos leitores também possam fazer cálculos corretos a fim de descobrir qual combustível utilizar a cada tanque cheio, disponibilizamos aqui uma planilha feita pelo Neto:

Planilha Álcool x Gasolina

Segundo Neto, a planilha é muito simples, e leva em conta não só o preço do combustível, que é o que a maioria faz, mas sim vários fatores, como autonomia do tanque com etanol e gasolina, o preço do combustível, o valor para encher o tanque e o custo por km rodado.

Então, a planilha mostra com a cor verde qual é o melhor combustível a ser usado naquele momento. É claro que você precisará descobrir dados que talvez não saiba de imediato, como por exemplo quantos km seu carro roda com um tanque. Não se baseie em achismos, busque a informação concreta.

Só asism você escolherá sabiamente qual combustível usar.
Fonte:NA