Falta de borracha levará a pneus mais caros

A empresa que mais vende pneus no mundo, Bridgestone Corp., está aumentando os preços de seus pneus na Europa pela segunda vez apenas em 2010. O mesmo acontece com a Goodyear Tire & Rubber Co. O que está levando a esses aumentos de preço é a falta de borracha no mercado.

Se trata da pior situação dos últimos quatro anos. Uma seca muito forte, seguida de enchentes, fez com que muitas plantações na Ásia fossem inutilizadas. A informação vem de Pongsak Kerdvongbundit, diretor da Von Bundit Co., empresa tailandesa que é a maior produtora de borracha natural no mundo todo.

O resultado é que a demanda será maior do que a oferta, por pelo menos dois anos. No ano de 2011, os estoques de matéria-prima, que também é usada em luvas e preservativos, cairá 12%, chegando a apenas 67 dias de estoque.

Até março, o preço da borracha deverá aumentar em 20%, chegando a 4,20 dólares o quilo. A Michelin & Cie., segundo maior produtor de pneus do mundo, comentou em julho passado que os custos crescentes da borracha reduzirão os lucros de 2010 em 650 milhões de euros.

Então segue aí o aviso: compre pneus novos ainda em 2010, pois no começo do ano que vem teremos preços maiores, com certeza.
Fonte:NA