Ícone de carro esportivo, Ford Mustang faz 45 anos

Carro tem uma legião de admiradores pelo mundo.
Nome foi emprestado de um famoso avião da Segunda Guerra.
A indústria automobilística comemora este ano os 45 anos de um dos modelos mais famosos já produzidos, o Ford Mustang. Considerado um ícone dos chamados “muscle cars”, o Mustang é produzido até hoje e tem uma legião de admiradores espalhados pelo mundo.
Apesar da crise financeira, a montadora não quer que o aniversário do Mustang passe em branco. Para isso, vai fazer um evento de quatro dias quatro dias em Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos, a partir de 17 de abril.
A celebração fará um tributo às cinco gerações históricas do Mustang. O modelo original, chamado de versão 1964 ½, pois foi lançado no meio do ano, foi um sucesso instantâneo e superou todas as expectativas.
A Ford contava com um volume anual de 100 mil unidades, mas já no primeiro dia as reservas chegaram a 22 mil e, doze meses depois, havia 417 mil Mustang nas ruas. Em dois anos, as vendas chegaram a 1 milhão.
O nome do carro foi emprestado do P-51 Mustang, famoso avião da Segunda Guerra, mas o emblema do cavalinho com o tempo ganhou vida própria. A combinação de design esportivo – destacado pelo capô comprido e traseira curta –, preço baixo e várias opções de modelos e equipamentos conquistou o público.