Inmetro:Selo indicativo de consumo nos automóveis

O Inmetro lançou o Programa de Etiquetagem Veicular para identificar através de uma etiqueta, o consumo médio de um automóvel.

Semelhante ao utilizado na linha branca de eletrodomésticos, o selo veicular do Inmetro vai dizer o quanto cada modelo gasta de combustível, através de letras e cores.

Agora, todo automóvel zero km portará essa etiqueta de consumo para orientar o consumidor na hora da compra. Os carros foram classificados em quatro categorias de tamanho: Subcompactos, Compactos, Médios e Grandes.

Além disso, há outras quatro categorias específicas: esportivo, fora-de-estrada, comercial derivado de carro de passeio e comercial leve.

As letras na etiqueta vão informar o nível de consumo dos veículos, sendo que no caso da letra “A”, será para um modelo de consumo muito baixo ou da letra “E” para o de maior consumo.

As montadoras não são obrigadas a aderir ao programa, mas o governo acredita que elas irão se inscrever. Será? Pelo menos algumas irão certamente, a fim de aumentar o seu marketing junto ao consumidor.

Fonte: Revista Quatro Rodas.