Iveco lança o primeiro veículo comercial elétrico da América Latina

A Fiat continua o seu desenvolvimento de carros elétricos em operação totalmente nacional. Depois de produzir várias unidades do Palio e Palio Weekend Elétrico, a empresa italiana resolveu estender o programa ao segmento comercial.
Assim, graças à evolução da tecnologia, a empresa está lançando o primeiro veiculo comercial elétrico da América Latina, o caminhão cabine dupla Iveco Daily Elétrico.
Desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional, o Daily Elétrico é equipado com um grupo de três baterias Zebra que fornecem uma autonomia de até 100 km a uma velocidade de 70 km/h.
A velocidade máxima do Daily é de 85 km/h quando vazio e o tempo de recarga é de oito horas. As baterias Zebra, feitas de sódio-níquel-cádmio, são três vezes mais leves que as de chumbo-ácido.
O Daily Elétrico pesa 450 kg a mais que a versão diesel comum, podendo ser adaptado para as versões com chassi-cabine, chassi de ônibus e furgão. A praticidade neste detalhe traz uma boa perspectiva para o futuro dessa versão.
Agora, a Iveco (Fiat) trabalha junto com a Itaipu para terminar as 10 primeiras unidades que serão fornecidas a hidrelétrica e seus parceiros. O Daily Elétrico já despertou o interesse de varias empresas do Brasil e Argentina.
No momento, as duas empresas atuam juntos aos órgãos públicos e políticos do país para conseguir incentivos para a comercialização de veículos elétricos no país, a única solução para tornar viável o segmento com emissões zero no Brasil.
Fonte: G1.