Mais de 200 milhões de carros terão acesso a internet em 2016

Um estudo feito essa semana mostra que nos próximos cinco anos a quantidade de carros que terão acesso à internet aumentará drasticamente. No fim deste ano serão 45 milhões, ao passo que em 2016 serão 210 milhões.

Dentre as várias maneiras de se acessar a internet, quatro deles se destacam: sistemas nativos de navegação por GPS, comunicação e entretenimento a bordo, como o Onstar, da General Motors, e o Connected Drive, da BMW, sistemas híbridos embarcados em alguns carros onde o acesso é feito usando-se um smartphone, aparelhos instalados como acessórios, como alguns equipamentos de som da Pioneer e da Kenwood, e também dispositivos de rastreamento e cobrança de pedágio. Os rastreadores, amplamente usados no Brasil, estão nessa categoria.

Dentre as iniciativas que irão aumentar os acessos móveis se destaca o projeto europeu eCall, que tem o objetivo de implantar, nos automóveis, uma espécie de caixa preta que vai avisar automaticamente aos serviços de trânsito quando ocorrer um acidente. A previsão é que esse dispositivo seja instalado em todos os novos carros europeus de 2014 em diante.

Fonte Exame