Mercado: Carros automáticos batem recorde de vendas

Em 2009, foram vendidos 3 milhões de veículos no país e o número de unidades equipadas com transmissão automática foi cerca de 270.000 exemplares.

Se comparado com as vendas de 2001, o número de automáticos em 2009 foi bem superior aos pouco mais de 40.000 registrados naquele ano.

Isso é um indício claro de que o consumidor brasileiro está cada vez mais preferindo a comodidade deste equipamento seu automóvel.

Mais recentemente, a opção de trocas automáticas de marchas se aproximou dos modelos de entrada através dos câmbios automatizados.

Gol, Voyage, Fox, Palio, Siena, entre outros, já contam com opções automatizadas, que embora não tenha trocas suaves, é uma opção interessante devido ao preço, em média R$2.250.

Entre os automóveis com preço inferior a R$40.000, apenas o Kia Picanto tem transmissão totalmente automática.

Fiat e VW apostam forte nos câmbios automatizados, enquanto a GM só o oferece na Meriva. O restante da linha a opção é totalmente automática.

Ford, Renault, PSA e outras marcas só oferecem transmissão automática, sendo que alguns desde os modelos menores, como 207 e C3.

A Fiat insiste em oferecer somente o automatizado Dualogic. Algumas opções trazem até borboletas atrás do volante, como os automatizados da VW ou o automático da Honda, ambos opcionais.

A aposta da Fiat é que a Idea 2011 tenha 1/3 das vendas apenas nas opções com câmbio Dualogic.

Com uma quantidade maior de opções em praticamente todos os segmentos, o mercado de automáticos deve continuar em ascensão nos próximos anos.
Fonte:NA