Minicâmera monitora trajetoria do carro.

A Valeo deve disponibilizar em breve no mercado nacional de auto-peças, um sistema de monitoramento de trajetória do veículo. O sistema, chamado Guideo, consiste em uma minicâmera que faz a varredura visual logo a frente do veículo, sendo montada atrás do retrovisor interno para não atrapalhar a visão do motorista.

Este dispositivo é ligado ao um sensor que “enxerga” as mudanças de trajetória baseando-se nas faixas de rolamento na pista sem o uso de setas direcionais. Assim, para alertar o motorista de tal mudança, um aviso sonoro e de voz é acionado. O Guideo permite ajustes de velocidade e distância de desvio de trajetória.

Além disso, o sistema tem função vídeo que grava intervalos de 20 segundos em acelerações e frenagens bruscas. No total de 30 intervalos podem ser gravados e o mais antigo é apagado para dar lugar a um novo intervalo, sendo que as imagens podem ser enviadas para um computador através de conexão USB. Assim, será importante na investigação de um acidente por exemplo, além de monitorar como o motorista se comportou na direção durante a viagem.

Ainda há mais recursos no Guideo, como o monitoramento do veículo que está a frente e de pessoas que atravessam o campo de varredura do sistema. Assim, ele avisa se o carro da frente se movimentar, bem como se alguém tentar atravessar na frente do carro, não disparando o aviso sonoro.

O Guideo tem vários ajustes para que o motorista utilize conforme sua preferência. Mas, tudo isso tem um preço estimado do produto por aqui, entre R$400,00 e R$500,00! Um preço bem interessante, para um sistema idem. Quem sabe futuramente, este preço não caia ainda mais e as montadoras(ou o governo) passem a adotá-lo em nossos veículos como item de série. Certamente irá ajudar a salvar muitas vidas em nossas ruas e estradas.

Fonte: Noticias Automotivas