Mitsubishi L200 Triton: tivemos acesso a um documento confidencial da Toyota falando do futuro lançamento

É sempre com a ajuda de nossos leitores que podemos trazer informações inéditas e interessantes para todos vocês. E agradecemos ao nosso amigo que nos mandou esta informação quentíssima, mas que preferiu se manter anônimo. Dia 17 de maio, a Toyota liberou um documento interno, confidencial, falando sobre a Mitsubishi L200 Triton, e sobre como o pessoal da Toyota deve encarar este novo modelo que em breve chegará ao mercado brasileiro.

A Mitsubishi L200 Triton vai ser lançada no segundo semestre de 2007, possivelmente em julho ou agosto. Ela é um novo modelo, baseado na L200, mas que será a primeira pickup com qualidade suficiente para ser real competidora da Toyota Hilux, hoje.

A Toyota acha que este lançamento é bem importante e grande, e é um assunto que deve ser examinado com cuidado, e bem estudado, para se achar as armas corretas para combater a L200 Triton.

A nova Mitsubishi L200 Triton é o modelo que chegará para substituir a já antiga L200 Outdoor. Ela já foi lançada em outras partes do mundo, desde 2005, e agora chega a vez do Brasil. A estratégia que a Toyota espera que a Mitsubishi adote é a seguinte: Manter o modelo atual, L200 Outdoor, como um modelo simples e para frotistas, de preço menor. Além disso lançar a L200 Triton como uma concorrente direta da Toyota Hilux, tanto nas versões diesel como gasolina. O local de fabricação da L200 Triton será Catalão, Goiás.

A perspectiva de vendas, da parte da Toyota, é de que a Triton venda cerca de 600 unidades por mês na versão diesel, e 50 a 100 unidades por mês na versão gasolina.

A Toyota reconhece o sucesso da Hilux na faixa dos 115.000 reais, e espera que a Mitsubishi L200 Triton chegue ao mercado nesta mesma faixa de preço. Existirá uma grande diferença de preços entre a Triton e a L200 Outdoor atual, portanto é quase que certeza que a Mitsubishi manterá os dois modelos em venda. A L200 Triton ficará entre 98.000 e 115.000 reais, dependendo do modelo.

A L200 Triton terá os câmbios mecânico de 5 marchas e automático de 4 marchas. O motor V6 gasolina deverá ter potência de pelo menos 180 cavalos, e o diesel cerca de 170. Falemos agora das medidas das duas pickups. A Triton terá 5,17 metros de comprimento, 1,80 de largura, 1,78 de altura, e 3 metros exatos de entreeixos. Isso fica 8 centímetros a menos que a Hilux, no comprimento, 3 centímetros a menos na largura, 3 a menos na altura e 8 a menos no entreeixos, ou seja, uma pickup quase que idêntica no tamanho, em relação á Hilux.

Alguns pontos altos da L200 Triton: design moderno e agressivo, parachoques pintados na cor, rodas de alumínio de 16 polegadas, faróis de neblina, estribo lateral, espelhos retrovisores cromados. No interior os destaques são: design de interior de carro, não de pickup, qualidade de acabamento superior da L200 anterior, display multifuncional, iluminação azul com detalhes brancos.

Avaliação preliminar, baseada em informações da imprensa internacional:

– chassis entrega excelente dirigibilidade;

– nível de qualidade superior á concorrência;

– bancos traseiros são bons e as portas que se abrem amplamente oferecem boa condição de uso;

– diferencial traseiro auto blocante e de deslizamento limitado é oferecido como opcional;

– excelente performance e divertida de se dirigir;

– direção de respostas bem rápidas;

– altura do chão é limitada.

E as palavras finais: A Mitsubishi L200 Triton será a primeira concorrente ao nível da Toyota Hilux no Brasil.