MITSUBISHI PAJERO SPORT V6 FLEX

Em 2007, a Mitsubishi foi a primeira montadora brasileira a lançar um fora-de-estrada flexível. Após a tecnologia ser aplicada ao pequeno TR4, chega a vez do Pajero Sport ganhar a capacidade de beber álcool ou gasolina.

O utilitário esportivo é o primeiro flex com seis cilindros em “V” fabricado no país. Segundo a montadora, o propulsor 3.5 com 24 válvulas gera 205 cv quando abastecido com álcool e 200 cv se movido a gasolina. O torque, item de grande valia para quem pretende encarar trilhas com certa frequência, é de 32,3 mkgf com álcool e 31,3 mkgf quando se utiliza gasolina.

De acordo com a Mitsubishi, o Pajero Sport V6 Flex recebeu diversas mudanças mecânicas para se adequar ao combustível etílico. As partes que mantém contato direto com o álcool – como bicos injetores e o tanque de combustível – receberam um novo tratamento para impedir um desgaste precoce.

Já a transmissão automática de quatro velocidades recebeu uma central eletrônica recalibrada para reagir prontamente às mudanças de combustível. A partir do momento em que o recurso detecta a presença de álcool ou gasolina no tanque, a caixa começa a operar com um novo padrão de mudança de marchas.

Para superar os obstáculos do off-road, o utilitário esportivo conta com pneus de uso misto e o recurso A/T Mode, que impede que as rodas do veículo girem em falso em pisos de baixa aderência. A caixa de transferência Easy Select, que permite a mudança de tração 4×2 para 4×4 a uma velocidade de até 100 km/h, também é item de série no veículo.

O desenho do modelo não sofreu alterações, com destaque para os dois pares de faróis redondos e a imponente grade dianteira. Lateral e traseira também conservam o mesmo visual robusto.

Internamente, a cor preta predomina nos bancos de couro, contrastando com os detalhes em cinza no console central e no painel de instrumentos. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS) e rádio com reprodução de arquivos em MP3 e entrada USB são alguns dos itens de série.

Segundo a montadora, o Pajero Sport V6 Flex estará nas concessionárias da marca a partir de agosto, já como linha 2010. Seu preço começa em 109.990 reais.
Fonte: quatro rodas