Montadoras pretendem lançar veículos elétricos em 2010

Montadoras pretendem lançar veículos elétricos em 2010
A japonesa Mittsubishi Motors vai aumentar para 20 mil unidades anuais sua produção de veículos elétricos i-MiEV para o ano fiscal de 2011. O volume é o dobro do planejado pela montadora.

Brasília – A partir do ano que vem, veículos elétricos estarão disponíveis no mercado para concorrer diretamente com os carros movidos a biocombutíveis. Os veículos serão fabricados pelas montadoras BMW AG, Volkswagem e General Motors.

A informação divulgada hoje, pelo jornal japonês Nihon Keizai diz ainda que a Mittsubishi Motors vai aumentar para 20 mil unidades anuais sua produção de veículos elétricos i-MiEV para o ano fiscal de 2011. O volume é o dobro do planejado pela montadora.

Os modelos elétricos são considerados concorrentes diretos dos veículos movidos a biocombutíveis, sejam eles etanol convencional ou de segunda geração.

No primeiro anúncio, a Mitsubishi havia decidido como meta a produção de 2 mil veículos com tecnologia “plug-in”. No segundo anúncio, a produção prevista era de 4 mil veículos para o ano fiscal de 2010, e 10 mil veículos para o ano fiscal de 2011.

Como o aumento dos pedidos por parte de empresas que desejam utilizar o veículo – entre elas a Tokyo Eletric Power e a Japan Post -, a Mitsubishi foi obrigada a rever a meta, dobrando a produção.

O i-MiEV tem como base de montagem o minicar “i”, utilizando motores elétricos de alta potencia alimentados por baterias de ión-lítio de grande capacidade e tamanho compacto. O veículo elétrico estará a venda a partir do ano fiscal de 2010, que se inicia em março do ano que vem.

Para responder ao aumento da produção, o fabricante de baterias Lithuim Energy Japan, em acordo com a GS Yuasa, a Mitsubishi Motors e a Mitsubishi, planeja a construção de uma segunda linha de produção em Shiga, para o outono de 2010. Essa nova linha deve custar ¥ 3 bilhões e servirá para dobrar a produção de baterias de ión-lítio para 5 mil unidades anuais.

A Nissan também planeja dirigir esforços para o desenvolvimento de um veículo 100% elétrico com previsão de lançamento para 2010. Já a Toyota segue com seu projeto de um veículo para curtas distancias que deve chegar ao mercado até 2012. Com informaçõesda Agência Agroind.

Fonte: Portugal Digital