Motorista, você conhece todos os tipos de carteiras?

Todos devem ouvir, falar, saber qual o seu tipo de carteira de habilitação, quando terá que trocar e onde se deve tirar. Mas muitos não sabem, por isso a revista socarrão trás algumas dicas e refresca a memória de muitos, que já esqueceram ou não conhecem as carteiras usadas por todos os motoristas.

Existem cinco tipos de categorias:

Categoria A : Para condutores de veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

Categoria B : condutor de veículo, cujo o peso bruto total não ultrapasse de 3500 Kg, onde a lotação não exceda o número de ocupantes em 8 pessoas, não incluindo o motorista.

Categoria C : Condutor de veículo motorizado utilizado em transportes de carga, cujo peso bruto total não ultrapasse de 3.500 Kg. O condutor para adquirir esta categoria, deve estar habilitado  há 1 ano na categoria B.

Categoria D : Condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, onde a lotação ultrapasse de oito lugares, excluindo o motorista. Para obter essa carteira  o motorista deve ter no mínimo 1 ano na categoria C ou dois anos na B.

Categoria E: São condutores da categoria B, C ou D que tenham uma parte articulada ou estejam acoplados a reboque ou semi-reboque com peso bruto total, igual ou superior a 6 mil Kg ou espaço para mais de oito lugares. Para que o motorista conduza os trailers também necessita desta categoria.

Importante:

Para retirar as categorias C, D ou E o motorista não pode ter cometido nenhuma infração grave, ou gravíssima ou sendo reincidente em infrações médias, num período de 12 meses anteriores . Além disso o condutor deve ser aprovado nos cursos especializados e em treinamentos de prática veicular em situação de risco: nos termos e normas do CONTRAN para a categoria D e E.