” Novo Gol “

A hora da verdade chegou: os preços do novo Gol foram divulgados. Vamos reproduzir aqui e comentar depois, após analisarmos em relação ao geração IV:

Gol 1.0 VHT – R$ 28 890

Gol 1.o VHT Trend – R$ 29 825

Gol 1.6 VHT – R$ 32 290

Gol 1.6 VHT Trend – R$ 33 325

Gol 1.6 VHT Power – R$ 36 420

Lembrando que Trend não é versão e sim pacote, que inclui chave canivete, faróis de dupla párabola, tecido nas portas e retrovisor com acabamento diferente.

O 1.6 Power traz de série direção hidráulica, faróis com máscara, rodas 15 polegadas de aço, ajuste de altura e profundidade do volante, preparação para som com 4 alto-falantes e twitter e opcionais ABS, airbag e I-System.

Fim do embargo. A partir da 0h00 desta quarta-feira, dia 25 de junho, o novo Gol não é mais segredo, embora muitas informações já tenham sido divulgadas, muitas delas reais. A Volkswagen enviou para a imprensa esta única foto oficial antes do lançamento, no próximo domingo. A estratégia coincide com a chegada às bancas do país das edições de julho das revistas especializadas, que tiveram contato com o carro antes.

Como as imagens vazadas mostravam, o novo Gol é literalmente outro carro. Apenas o nome restou, no geral o modelo está mais próximo de Fox e Polo do que do seu antecessor. A mudança era necessária já que o hatch mais vendido do Brasil ainda mantinha o DNA do primeiro Gol, de 1980. Um exemplo era o criticado motor instalado longitudinalmente, hoje uma arquitetura só vista em carros de grande porte.

O novo projeto, ao contrário, é um composto de vários modelos, nacionais e estrangeiros. Há equipamentos do Fox, como o volante e hastes, câmbio e motor derivados do Polo, originalmente, retrovisores inspirados no Passat CC e frente que lembra o jipe Tiguan, para ficarmos em alguns exemplos.

Apesar do visual original aqui, o novo Gol promete mais em movimento. A Volkswagen, pelo que apuramos, buscou diferencia-lo da concorrência ao incorporar novos processos de fabricação que elevaram a qualidade de construção. O que se tem é um veículo mais rígido, silencioso e espaçoso. Aliás, o carro é mais alto e mais largo que o anterior. Ele encurtou no comprimento, mas oferece mais espaço internamente, fruto do motor transversal.

Recebemos de um leitor algumas informações consideradas oficiais a respeito do desempenho do novo Gol geração 5. Vamos reproduzi-las, mas observamos que podem não ser reais.

A velocidade máxima da versão 1.6 é de 192 km/h enquanto o 1.0 atinge 169 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 9,6 segundos no primeiro e 12,9 no segundo! A frenagem de 100 a 0 km/h consome 44,6 m, mas aqui não se especifica qual versão ou se usa o ABS.

Ah, sim, a capacidade do tanque do Gol é a maior da categoria: 55 litros. Só para comparar com o Palio, seu principal rival, o novo Gol 1.0 é 14 km mais veloz na final e 3 segundos mais rápido na aceleração.

A versão 1.4 do Palio vs. o Gol 1.6 é mais covarde ainda: 166 km/h x 192 km/h e 12,2 segundos x 9,6 segundos!

Resta saber se os dados são reais.

Esqueçam o Gol G5, Gol NF, Gol geração 5, etc. A Volks divulgará o “Novo Gol”, apenas isso. A marca afirma (em off) que a missão do modelo é superar as expectativas. O lançamento oficial ocorre a partir desde final de semana, mas teremos novidades nos próximos dias. Fiquem ligados…

A Volkswagen decidiu botar a mão no bolso. A montadora fará uma imensa festa no domingo dia 29 para mostrar o novo Gol para convidados e imprensa.

O evento ocorrerá na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo e contará com um show da cantora Ivete Sangalo. O cachê, segundo a revista Exame, foi de 1,5 milhão de reais.

No dia seguinte, haverá o test-drive para a imprensa, partindo de um grande hotel na zona Sul da cidade de São Paulo. A Volkswagen tem tanta certeza do sucesso do novo carro que chamou o lançamento do Gol de “evento mais importante do ano”.

Para não perdermos o costume, descobrimos mais alguns detalhes do hatch. Em dimensões, ele está menos comprido que o atual, porém, nas outras medidas, o carro é maior – e mais pesado, são quase 60 kg extras. O desejado I-System poderá ser comprado até na versão 1.0 e a chave será igual ao do Polo, a famosa “canivete”, desejada por 10 em 10 fãs da Volks.

Especula-se que a garantia será maior que a atual, de apenas um ano. Há quem diga que serão dois anos e outros que a Volks ousará e oferecerá três anos. De qualquer maneira, uma boa notícia…

Ah, sim, respondendo a duas perguntas dos leitores: todos os Gol G5 terão faróis de dupla párabola e sim, na segunda-feira, durante o evento de lançamento, saberemos quais serão os preços das versões. O que soubemos é que haverá o 1.0 Trend, 1.6 básico e 1.6 Power.

Começou para valer nesta segunda-feira a campanha de lançamento do novo Gol, veículo mais vendido do país. Também chamado de Gol G5 ou Gol NF, o modelo será apresentado em julho, mas a marca fez hoje o primeiro “teaser”, espécie de divulgação prévia do carro.

Por meio de uma imagem do veículo com os faróis ligados e a frase “Ele está chegando”, a Volks revelou as primeiras formas do modelo, considerado o lançamento mais esperado do ano.

A imagem foi estampada no gigantesco painel que a empresa criou na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. O outdoor, com 165 metros de largura por 20 metros de altura, mostra os principais produtos da linha. Há também um espaço reservado para o Voyage, versão sedã do Gol que voltará ao mercado no final de 2008.