O que é um carro híbrido?

Um automóvel híbrido elétrico é um automóvel que possui 2 motores, um motor que funciona com combustível (gasolina), e outro motor que é elétrico.

O carro híbrido foi criado para ser mais confortável e menos poluente do que os automóveis comuns.

O carro híbrido tem uma potência maior do que o carro convencional porque utiliza a energia de dois motores. Por isso, ele é tão desejado, o veículo gasta menos combustível e é mais confortável para dirigir.

Embora o automóvel híbrido polua menos do que os automóveis a gasolina, seus custos são altos. Por enquanto, apenas automóveis caros dispõem dessa tecnologia.

Sem grandes incentivos, o mercado de híbridos e elétricos cresce pouco a pouco no Brasil. Em 2017 foram vendidas até novembro cerca de três vezes mais do que durante 2016 inteiro, de acordo com dados divulgados pela Anfavea.

Mercedes-Benz S400 foi o primeiro automóvel híbrido lançado no Brasil a um preço de R$426.000 e disponível desde abril de 2010. Para 2018 um dos lançamentos mais aguardados da indústria automobilística brasileira é o Porsche Panamera Sport Turismo híbrido.

O governo busca implantar essa tecnologia no transporte coletivo, para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos, que é cada vez pior.

Curitiba foi a primeira cidade da América Latina a testar no transporte público coletivo a nova geração do ônibus híbrido elétrico da Volvo em condições reais de uso. Encerrados os testes com a tecnologia elétrica híbrida em Curitiba, os veículos da Volvo devem ser testados em outras cidades do continente. Embora seja novidade na América Latina, os ônibus elétricos híbridos já estão em operação em Estocolmo e Gotemburgo (ambas na Suécia), Hamburgo (Alemanha), Luxemburgo, Namur (Bélgica).