Painel feito em LCD vai estar disponível no mercado até 2013

Imagine um painel sem ponteiros e todo digital? Isso não é novidade, mas uma tela de LCD configurável no lugar dos instrumentos é algo bem diferente e inovador.

Poucos carros no mundo utilizam essa tecnologia, como alguns da BMW, Lincoln e Cadillac, por exemplo.

O sistema permite que o motorista possa mudar toda aparência dos instrumentos, podendo ser analógico, digital, com ou sem alguns instrumentos (exceto o velocímetro).
Além disso, a tecnologia também permite mudar cores de fundo, formatos e fontes dos instrumentos. Pode-se até mesmo inserir imagens no fundo de tela, imagens da câmera de ré, GPS ou informações do celular, por exemplo.

Segundo especialistas de mercado, essa tecnologia deverá estar disponível para a maioria dos automóveis em até três anos. E isso também a nível nacional, já que as principais empresas do setor já estão finalizando projetos para o país.
No entanto, o custo será três vezes maior do que de um painel comum. Segundo os fabricantes destes painéis, o maior problema é atender aos requisitos das marcas, o que torna bastante caro a produção em massa.

Mesmo assim, cada marca poderá desenvolver seu próprio painel. Além disso, a tecnologia é mais complexa do que de outros dispositivos com tela, já que tem que suportar esforços e temperaturas maiores em um automóvel, entregando informações em tempo real.

Como acessório, seria um item interessante para ser instalado em um automóvel, não é mesmo?

[Foto do topo: Painel digital para a Fiat. Demais fotos: Conceito Roewe N1, modelo que deu origem ao Roewe 350]

Fonte: G1.