Plastimodelismo – um pequeno grande Hobby

Você já se imaginou na linha de montagem de um preferido super esportivo ou de um verdadeiro Muscle car, montando a suspensão baixa com rodas de tala larga com uma pintura branca perolizada e um motor de imagináveis 500HP?

Para alguns, como sonhadores e milionários que se dão o luxo de possuir grandes Hobbies é possível, mas, para nós, meros mortais, não precisamos passar vontade e podemos sim  realizar nossos sonhos com as miniaturas de marcas como Revell, Maisto e Tamiya. Existem miniaturas de todos os tipos de carros originais e personalizados, alguns deles são conhecidos como 2×1, os quais possibilitam você decidir na sua imaginável linha de montagem o destino que deseja seguir, como por exemplo, esse Ford T 1925 que te da à possibilidade de manter ele com características originais ou transformá-lo em um verdadeiro Hot Rod.

Já os mais experientes, mesclando técnicas de design, erros e acertos personalizam suas próprias miniaturas, as quais compram originais e com peças sobrando de outros kits ou aftermarket (mercado de reposição automotiva) e deixam ela com um aspecto único, na questão de altura, rodas grandes, pintura personalizada e ricos detalhes, o que as fazem se parecer ainda mais com os detalhes e carros reais e inclusive ganhar alguns campeonatos do segmento.

Falando em pintura, os mais iniciantes e o que as lojas que vendem os produtos recomendem é a pintura com tinta acrílica e pincéis especiais, passando pelo intermediário nível de sprays das marcas fabricantes e especializadas em plastimodelismo e chegando ao nível que é considerado por muitos, o avançado, o qual é utilizado um Aerógrafo, possibilitando o uso de tintas e verniz automotivo. Nessa técnica é possível obter uma pintura exatamente como é utilizada nos carros de grande escala, ou como podemos dizer, 1:1.

As tintas utilizadas são das marcas mais diversas, mas uma em questão merece destaque, a House of Color, a qual é conhecida mundialmente pelas suas tintas especiais para projetos de Tuning, Hot Rod, Racing, etc. Podem-se utilizar também, além da escolha de tinta, técnicas de camadas para obter uma cor única com maravilhosos reflexos ao sol.

Existem miniaturas para vários níveis de montagem, do mais iniciante possível que não necessitam de cola ou tinta até as mais avançadas, em que com minúsculas centenas de peças você monta uma correia de uma miniatura de moto. Existe uma miniatura em particular, de uma Ferrari F40, a qual é usada em um curso onde se aprende tudo sobre Ferraris e possui uma alta riqueza em detalhes, a qual pode ser vista AQUI.

É um hobby gostoso, mas exige paciência, concentração e tempo, muito tempo. Em média cada miniatura básica, sem adaptações ou personalizações de categoria mediana leva em torno de um mês para ficar 100% montada, portanto, se você quer realmente entrar nessa, procure alguém que já montou alguma (s) ou se cadastre em Fóruns como o Plastimodelismo.org e procure informações sobre tudo que você tiver dúvida e também ver os maravilhosos projetos dos usuários e se espelhar no que você quer.