Posição de dirigir correta.Como à encontrar?

A posição de dirigir correta é muito importante para nossa saúde e também para a segurança e controle do carro. Muitos dirigem com o banco na posição que mais lhe convém, que mais lhe agrada, mas nem sempre essa é a melhor.

Vejamos o que podemos fazer para encontrar a posição mais correta ao andar com nossos carros:

A distância entre o banco e o painel

Temos que encontrar uma posição de dirigir adequada, onde nossas pernas não ficam nem muito esticadas nem muito dobradas, raspando o joelho na porta e no painel. Se ela fica muito dobrada, isso gera desconforto com o tempo. Se ela fica muito esticada, fica até difícil pisar na embreagem na hora de trocar as marchas.

Encontre uma posição em que a perna fique só um pouco dobrada. Acione a embreagem com o carro parado e desligado, para ver se o controle desse pedal está sendo bem feito. Na maioria dos carros mais baratos, não temos ajustes de altura e profundidade do volante, mas se seu carro tiver, use e abuse desse recurso.

O controle do volante é importante, pois nem todas as pessoas tem a mesma relação de comprimento da perna e do braço.

A parte de cima do volante e o queixo

Uma boa referência é manter o topo do volante e o queixo na mesma altura. Se eles estiverem bem pertos, traçando-se uma linha horizontal, sua posição de dirigir está correta. Regule o encosto do banco para conseguir a melhor posição neste sentido.

Apoio de cabeça

O apoio de cabeça nem sempre fica encostado na nossa cabeça. Tudo bem, ele pode ficar sem encostar, mas também não deve ficar muito longe, pois ele está ali para proteger nossa coluna no caso de uma batida forte. O ponto onde sua cabeça encosta no encosto de cabeça deve ficar na altura dos olhos.

Fonte:NA