RBR lança novo carro para repetir façanha de sua filial na temporada 2009

Sétima colocada por equipes em 2008, a RBR lançou nesta segunda-feira o seu novo modelo para a temporada 2009 de Fórmula 1. O modelo, batizado de RB5, foi apresentado pelos dois pilotos da equipe, o australiano Mark Webber – que ainda se recupera de uma fratura na perna direita sofrida em dezembro – e o alemão Sebastian Vettel.O objetivo da escuderia é repetir a façanha de sua filial, a STR, que venceu o GP da Itália no ano passado com Sebastian Vettel. Após a conquista, a RBR trouxe o alemão para substituir David Coulthard, que se aposentou no fim de 2008. Chefe da equipe, Christian Horner se disse ansioso para a temporada 2009.
– Não há razão para duvidarmos que podemos vencer neste ano com as novas regras – afirmou.
Como o esperado, a RBR também mostrou ter sentido os efeitos da crise econômica mundial e optou por uma cerimônia discreta. O RB5 foi revelado na garagem da equipe no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha
O carro apentou um bico maior e mais fino em relação aos carros de outras equipes, além de uma pequena asa na lateral, perto da entrada de ar. Seu motor será fornecido pela Renault, assim como o Kers, sistema de recuperação de energia cinética obrigatório nesta temporada.
O RB5 fará sua estreia nas pistas já nesta segunda-feira, pilotado por Vettel. Na próxima quarta-feira, será a vez de Webber testar o modelo pela primeira vez no circuito espanhol.