Redução do IPI na compra de automóveis

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (11) a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis. A medida faz parte de um pacote de medidas do governo para estimular a economia. Segundo o governo, a partir desta sexta-feira (12) os carros já podem ser vendidos com desconto no IPI.

Para carros populares, de até mil cilindradas, o IPI cairá de 7% para zero. Para automóveis entre mil e duas mil cilindradas movidos à gasolina, será reduzida de 13% para 6,5%.

Para carros flex (bicombustível) e movidos à álcool, a alíquota cai de 11% para 5,5%. Entretanto, não será alterada para veículos que tenham mais de duas mil cilindradas. A redução do IPI vale entre 12 de dezembro e 31 de março.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, há um compromisso, por parte das montadoras, em repassar a redução da alíquota do IPI para os preços cobrados dos compradores.

As montadoras ainda não se pronunciaram oficialmente a respeito das medidas anunciadas pelo governo. A indústria automobilística registrou queda nas vendas e na produção de veículos nos últimos dois meses.

Fonte: www.meuamigocarro.blogspot.com