Renavam terá registro de recall efetuado pelo proprietário

Recall obrigatório para transferência de veículo não será mais imposto pelo Denatran, mas a famosa convocação para verificação/reparos de defeitos de fábrica vai entrar na história do veículo.

Assim, nasce amanhã o Sistema de Registro de Avisos de Risco de Veículos Automotores, criado pelo governo para que as chamadas convocadas para o veículo estejam registradas em seu Renavam.

Assim como multas e outras observações, o recall também vai constar na documentação do veículo, e caso ele tenha sido chamado para uma revisão, seu Renavam terá de constar o respectivo serviço.

As montadoras serão obrigadas a registrar quais veículos responderam ao chamado e assim dar baixa no Sistema de Registro de Avisos de Risco de Veículos Automotores do Denatran.

Com isso, quem vier a adquirir este veículo posteriormente, saberá se o mesmo realizou ou não uma revisão em possíveis defeitos de fabricação.

Ou seja, mais segurança para quem vai adquirir o modelo usado. O prazo para início desta obrigatoriedade ainda não foi definido.

Espera-se também maior valorização do veículo que participou das chamadas em relação a aquele que não visitou a concessionária.

Em 2010, 38 chamadas foram efetuadas pelos fabricantes, correspondendo a um milhão de veículos. Deste total, apenas metade dos proprietários compareceram para realizar o serviço.

Fonte:NA