Stock Car apresenta novo carro para 2009

A Stock Car estará de “roupa nova” em 2009. A principal categoria do automobilismo nacional apresentou nesta quarta-feira o seu novo carro para a próxima temporada, que substituirá o atual projeto, há nove anos na disputa.

O novo protótipo foi baseado em uma maior segurança e custos mais baixos de manutenção e tem assinatura dos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que prometem tornar ainda mais forte a categoria. No ano que vem, a Stock terá 16 equipes e grid com 32 carros.

O evento desta quarta, em São Paulo, contou com a presença de patrocinadores, dirigentes e dos pilotos Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Felipe Maluhy, Popó Bueno, Átila Abreu, Nonô Figueiredo, Alan Khodair e Paulo Gomes.

“O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria”, explicou Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car.

“O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009”, completou.

O novo carro utiliza materiais mais nobres, que o deixam com peso de cerca de 50 quilos a menos que o modelo atual, além de torná-lo um dos mais modernos do mundo.

A segurança, contudo, foi o item mais aperfeiçoado, com um novo modelo de banco e posicionamento do piloto. O teto, agora, também abrirá permitindo a imbolização e retirada mais rápida do piloto em caso de acidente.

“Em termos de segurança, é um grande avanço em todas as diretrizes que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) recomenda. Meu trabalho vai ser muito facilitado, pois terei um acesso melhor ao piloto graças à possibilidade da abertura do teto. Isso é muito importante e, sem dúvida, dará melhores condições de segurança para a categoria”, disse Dino Altmann, presidente da Comissão Nacional de Medicina Desportiva da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e médico oficial da Stock Car e da etapa brasileira da Fórmula 1.

Além do novo carro, os organizadores da Stock aproveitaram para homenager o ídolo Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da categoria e que se aposenta no automobilismo ao término desta temporada.

Também foi apresentado o calendário oficial para o próximo ano. Todas as 12 etapas acontecerão no domingo, com a novidade da realização da “Corrida Verde”, com foco na ecologia, programada para a nona etapa, em Curitiba. A idéia é, nesta prova, apresentar o protótipo do veículo movido a Etanol para 2010.

Fonte: terra esportes