Super box,a caixa preta nacional e de baixo custo para veículos!

A IAPA – Instituto de Avaliações e Perícia Automotiva – desenvolveu uma “caixa preta” para ser utilizada em qualquer veículo. Trata-se da Super Box, que na verdade é um aparelho que registra todos os dados físicos do veiculo em que está instalada.

Pelo nome, a impressão é de que o equipamento é grande, mas na realidade ele mede o mesmo que uma calculadora de bolso. A Super Box é de fácil instalação (30 minutos) e tem baixo custo de manutenção e preço. Este ainda não foi revelado.

O sistema registra vários dados do veículo, que são armazenados na memória do aparelho para posterior análise. A Super Box emite e recebe dados da localização do veículo em tempo real, permitindo um rápido socorro em caso de acidente ou mesmo roubo.

A pequena caixa é tão avançada que permite o calculo de deformação da carroceria no caso de um acidente, auxiliando a perícia nas análises do evento. O sistema permite até identificar o perfil do condutor, entre outros.

O equipamento registra dados via satélite ou através de sensores espalhados pelo veículo ou objeto (container, por exemplo) onde esteja instalado. Os dados registrados são enviados a uma central técnica da IAPA e depois divulgados aos clientes por e-mail ou on-line.

A Super Box pesa apenas 250 gramas e pode ser instalada em qualquer lugar do veículo, sendo preferencialmente o centro de gravidade do automóvel, no caso, próximo ao freio de mão.

Podendo ser instalada em qualquer veículo, a Super Box vem para auxiliar as análises de acidentes e outros eventos relacionados à segurança, além de poder ser utilizado para monitoramento de frotas e estudo relacionados ao trânsito.

Entre as finalidades do produto, está a função de monitoramento do perfil do condutor em seu primeiro ano de carteira de habilitação. Como no caso dos rastreadores obrigatórios, a Super Box pode também ser vista como uma forma de invasão de privacidade.

Fonte:NA