Tata Nano, o carro mais barato do mundo!

A Tata Motors lançou, em meio a grande frisson, o carro que é considerado o mais barato do mundo, o Tata Nano. O nome seria referência ao custo de produção? O pequeno carro foi apresentado pelo presidente da empresa, o empresário Ratan Tata.
O Nano tem um design moderno e que lembra o Mitsubishi i. Coincidência ou não, o pequeno modelo surpreendeu. Para quem imaginava um carrinho bem mais rústico e simples, seu visual agrada em uma primeira impressão.

O pequeno mais barato do mundo, virá equipado com um pequeno motor de 624cc a gasolina, com 34cv de potência e uma transmissão manual de quatro marchas. O suficiente para seu objetivo principal, substituir as motocicletas e triciclos urbanos muito utilizados na Índia. O Nano promete um consumo médio de 23km/l e velocidade máxima de 96km/h.

O interior apresenta um painel simples, como era imaginado. Mas, funcional. Tem apenas velocímetro, hodômetro e medidor de combustível digital. Além de dois espaços destinados a levar bagagem leve para aliviar um pouco seu pequeno porta-malas.
O interior é espaçoso e simples. Tudo feito para conter custos e ser fácil de montar. O carro terá opções de ar condicionado, mas não terá rádio e nem bancos reclináveis. Embora o carro custe 2.500 dólares para ser feito, será vendido nas lojas por cerca de 3.000 dólares. Certamente, com mais itens de conforto,seu preço deve subir ainda mais…
O carro já chega ao mercado atendendo as normas Bharat III, equivalente ao Euro IV. Dando uma mostra de que logo poderá estar no mercado externo, evidentemente depois de alguns ajustes em nível de segurança. Comenta-se que em teste padrão de impacto frontal, o Nano teve deformação normal. Um teste do Euro N-CAP certamente irá ou não, comprovar este fato.
Inicialmente a Tata pretende vender cerca de 200.000 unidades do Nano por ano na Índia, mas já existe planos para que esse número chegue a 500.000 unidades. A empresa pretende desenvolver outras versões, como diesel e elétrica. Para quem andava de moto na Índia e precisava de um carro barato, agora tem uma boa opção para iniciar no mundo das quatro rodas.
Fontë:Noticias Automotivas