Tata Nano

A fabricante indiana Tata Motors apresentou oficialmente, no Auto Expo de Nova Delhi, o Nano, carro popular que custará cerca de 2500 dólares e promete mexer com a indústria automobilística mundial.

Durante o evento, Ratan Tata, presidente da empresa, relembrou como nasceu a idéia. "Eu observava famílias inteiras andando em scooters, com o pai dirigindo, com um filho na sua frente e a mãe atrás, segurando um bebê de colo", disse. "Isso me fez questionar se não seria possível conceber um meio de transporte seguro e viável para toda a família."

Com 3,1 metros de comprimento, 1,5 de largura e 1,6 de altura, o Nano é um monovolume de quatro potras e, segundo garante a Tata, oferece espaço suficiente para quatro pessoas e também boa dirigibilidade, tanto no trânsito pesado e também em áreas rurais.

O veículo será lançado em duas versões, standard e deluxe, equipadas com motor a gasolina, de dois cilindros e 623 cc, construído em alumínio e que gera 33 cavalos, acoplado com um câmbio de 4 marchas. Estima-se que o modelo consiga atingir velocidade máxima de 100 km/h.

A Tata garante que o modelo atende as normas de segurança internacional, com a carroceria dispondo de zonas de deformação e portas com reforço contra intrusão em caso de colisão lateral.

Fonte site Quatro Rodas